Operação da PRF prende cinco por crime ambiental, em AL

Por Ascom/ PRF 09/06/2017 15h03 - Atualizado em 09/06/2017 18h06
Por Ascom/ PRF 09/06/2017 15h03 Atualizado em 09/06/2017 18h06
Operação da PRF prende cinco por crime ambiental, em AL
Foto: Ascom/ PRF
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizaram, nessa quarta (07) e quinta-feira (08), em trecho da BR-101, em São Miguel dos Campos, uma operação de combate a crimes ambientais em Alagoas. Durante a ação, cinco condutores foram presos, sendo três por adulterar o Arla 32 e outros dois por uso de documento falso.

Os alvos da ação foram caminhões fabricados a partir do ano de 2012, de modo a fazer valer as leis ambientais sejam, evitando que os motoristas profissionais burlem o Arla 32, aditivo que diminui os níveis de poluição emitidos pelos motores a diesel.

Ao todo, foram abordados quase 80 caminhões, com a maioria dentro dos padrões de normalidade. Contudo, também foram encontradas irregularidades, como o não uso do Arla 32 e a utilização de emulador, equipamento que burla o funcionamento do sistema catalisador, fazendo com que a emissão de poluentes não diminua.

Para a polícia, os infratores alegam o aumento dos custos com o frete para justificar as irregularidades e o não cumprimento do que prevê a legislação ambiental. Segundo eles, a cada 100 litros de combustível, cinco litros de Arla é consumido, o que elevaria o frete em cerca de 5%.

O trabalho faz parte de um esforço conjunto da PRF e do Ibama para o cumprimento de acordos firmados pelo Brasil com organismos internacionais, que preveem a diminuição da emissão de poluentes.

PRISÕES

Todas as prisões aconteceram no último dia da operação, na quinta-feira (08). Na oportunidade, a PRF encontrou emuladores em três veículos de carga, todos pertencentes à mesma empresa. Os três primeiros detidos foram enquadrados no crime previsto no artigo 54 da Lei 9605/98, por causar poluição que possa resultar em danos à saúde humana. Em outras duas fiscalizações, os motoristas abordados apresentaram Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos falso aos policiais.

Os caminhoneiros foram levados para a Delegacia de Polícia Civil em São Miguel dos Campos. Já os veículos irregulares ficaram retidos no pátio da PRF e só deverão ser liberados após a regularização, com a retirada do emulador.

TRABALHO DE CONSCIENTIZAÇÃO

E enquanto as fiscalizações aconteciam em São Miguel dos Campos, em outro trecho da BR-101, a PRF, por meio do Grupo de Educação para o Trânsito (Getran), abordava condutores de caminhões para um trabalho de conscientização.

Os motoristas profissionais que paravam no Posto Pichilau, em Rio Largo, puderam bater um papo com representantes da PRF sobre a Semana Nacional do Meio Ambiente, tirando dúvidas acerca dos trechos de BRs que cortam o estado, bem como sobre a importância do uso adequado do Arla 32 para os usuários da via.