Maternidades conveniadas ao SUS em Maceió passam a ofertar teste rápido de zika

Por Agência Alagoas 10/05/2017 09h09 - Atualizado em 10/05/2017 12h12
Por Agência Alagoas 10/05/2017 09h09 Atualizado em 10/05/2017 12h12
Maternidades conveniadas ao SUS em Maceió passam a ofertar teste rápido de zika
Teste rápido de zika irá assegurar a realização do exame em tempo oportuno. - Foto: Carla Cleto
Para ampliar e descentralizar a oferta do teste rápido de zika em Alagoas, nesta terça-feira (9) a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) distribuiu 375 kits para as maternidades públicas da capital. Com esta medida, além do Hospital Escola Hélvio Auto (HEHA) – já que faz o teste desde janeiro – as Maternidades do Hospital do Açúcar, Universitário e Santa Mônica passam a oferecer o serviço.

Com esta ação, cada uma das maternidades recebeu 124 testes, que irão assegurar a realização do exame em tempo oportuno. “Com esse exame de triagem poderemos indicar se a grávida está com o vírus da zika ou se já esteve infectada”, ressaltou Juliana Cavalcante, assessora técnica do Laboratório Central de Alagoas (Lacen-AL).

Ele explicou que o teste é exclusivo para gestantes e recém-nascidos, até seis meses. “O teste rápido de zika demora cerca de 40 minutos para sair o resultado, já que é necessário colocar o sangue em uma centrífuga, para separar a parte sólida e, assim, detectar a quantidade de anticorpos na amostra, que indicará a positividade do teste. Quando o resultado der positivo, será preciso realizar um exame sorológico em um laboratório de referência indicado pelo Ministério da Saúde”, explicou.

Expansão no interior

A Sesau está pactuando junto aos 102 municípios alagoanos àqueles que possuem laboratórios adequados para realizar os testes rápidos de zika. Com esta medida, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) não precisarão se deslocar das suas residências para Maceió.

“Até agora 48 municípios já informaram que possuem centrífugas e irão receber os kits para a realização dos exames. Além de ampliar os cuidados com os bebês e as gestantes durante a gravidez, o resultado positivo para o vírus da zika irá trazer mais efetividade no combate ao mosquito Aedes aegypti, que também é vetor da dengue e da chikungunya”, ressaltou a assessora técnica do Lacen/AL.

Indicações

Os médicos devem encaminhar as gestantes para realizar o teste rápido de zika entre o quinto e o oitavo dia da suspeita clínica. Ela ocorre com o aparecimento de manchas vermelhas na pele, febre baixa ou quando o feto apresentar má-formação na ultrassonografia.