PM divulga planejamento operacional para garantir clima pacífico na ‘Greve Geral’, em AL

Por Ascom 27/04/2017 17h05 - Atualizado em 27/04/2017 20h08
Por Ascom 27/04/2017 17h05 Atualizado em 27/04/2017 20h08
PM divulga planejamento operacional para garantir clima pacífico na ‘Greve Geral’, em AL
Foto: Ascom
Com intuito de garantir a ordem pública, a Polícia Militar de Alagoas, através do Comando de Policiamento da Capital (CPC), elaborou um plano operacional para assegurar o caráter pacífico e ordeiro da ‘Greve Geral’ de sexta-feira (28), que será marcada por mobilizações e paralisações de centenas de atividades em todo o país. A ação acontece em protesto contra as reformas da Previdência e Trabalhista, assim como a Lei da Terceirização.

De acordo com o tenente-coronel Neyvaldo Amorim, comandante do CPC, aproximadamente 200 policiais militares, distribuídos nas modalidades de policiamento a pé, motorizado e montado, além do apoio da aeronave do Grupamento Aéreo da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), irão atuar nas imediações da Praça Centenário, e nas principais avenidas e ruas da capital alagoana.

“Iremos reforçar a área do Centro, local programado para a mobilização, bem como acompanhar toda a dinâmica desse movimento, desde a concentração até as passeatas. Nosso objetivo é garantir o direito da livre manifestação e a segurança de todos envolvidos no processo”, esclareceu o oficial.

Ele garantiu que o efetivo empregado é específico para o evento e que tropa está preparada para dar a resposta precisa se, por ventura, acontecer algum fato que fuja da normalidade. “Nossa preocupação também está focada na possibilidade de que pessoas mal intencionadas se infiltrem de forma isolada com a intenção de provocar algum tipo de tumulto durante a mobilização e estamos prontos para intervir”, frisou Neyvaldo.

As guarnições do BPTran terão o apoio de agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para coordenar o fluxo do trânsito durante o evento, bem como equipes do Centro de Gerenciamento de Crises, Direitos Humanos e Polícia Comunitária (CGCDHPC) prontas para negociarem caso haja algum tipo de bloqueio e/ou problemas eventuais.

Arapiraca

No interior existe a possibilidade um ato unificado ser realizado em Arapiraca, a partir das 09h, na Praça Pereira Lima. O comandante do 3º BPM, tenente-coronel Ênio Bolivar, afirmou que não foram informados oficialmente sobre uma possível manifestação, porém destaca que ‘seu efetivo ordinário estará nas ruas, bem como o administrativo, que ficará de prontidão para uma possível eventualidade’.