Estado e prefeituras de Maceió e Arapiraca emitem comunicados sobre greve geral

Por TNH1 27/04/2017 13h01 - Atualizado em 27/04/2017 16h04
Por TNH1 27/04/2017 13h01 Atualizado em 27/04/2017 16h04
Estado e prefeituras de Maceió e Arapiraca emitem comunicados sobre greve geral
Foto: Divulgação
O Estado de Alagoas e as Prefeituras de Maceió e de Arapiraca não vão parar as atividades nesta sexta (28), apesar da greve geral convocada pelas centrais sindicais e movimentos sociais em todo o Brasil.

No entanto, alguns órgãos podem ter os serviços parcialmente ou totalmente paralisados devido à adesão de servidores ao movimento paredista.

A Prefeitura de Maceió, por meio de nota, informou que não vai aderir ao movimento, mas que vai respeitar o direito à livre manifestação dos servidores; confira na íntegra: “Diante da greve geral convocada pelas centrais sindicais e movimentos sociais nacionais, nesta sexta-feira, 28, a Prefeitura de Maceió informa que não vai aderir ao movimento. O Município informa também que vai buscar manter os serviços à população.

Entretanto, diante do fato, a Prefeitura de Maceió comunica que vai respeitar o direito de livre manifestação dos servidores públicos municipais.”

Já a Secretaria de Comunicação do Governo de Alagoas confirmou que também não vai aderir ao movimento e deve tratar as ausências como faltas. “Amanhã (28), todos os órgãos do Estado funcionarão normalmente. As eventuais faltas serão tratadas da forma habitual”, diz nota.

Apenas o Detran/AL posicionou-se contrário ao Governo e cancelou o atendimento nesta sexta (28). Os usuários que possuem serviços marcados para esta sexta-feira não serão prejudicados, uma vez que durante toda a próxima semana, a partir de terça-feira (2), será feito o encaixe das vistorias veiculares, no local onde foi agendado. Os exames práticos de direção serão realizados também a partir de terça-feira, com agendamento prévio no galpão do Detran, localizado na Av. Vereador Galba Novaes de Castro, nº 320, próximo ao Makro, bairro Petrópolis.

Os usuários deverão comparecer ao local informado de acordo com o serviço que será realizado possuindo em mãos a documentação necessária. Para a realização do exame prático de direção, além dos comprovantes, é necessário apresentar algum documento com foto.

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) encaminhou nota onde informou que os serviços prestados pelo Fisco seguirão mantidos “na medida do possível” e alertou que os prazos para pagamentos de tributos e os demais prazos legais da Fazenda pública alagoana permanecem normais, mesmo os bancários tendo aderido à greve.

A Prefeitura de Arapiraca informou, por meio da assessoria de imprensa, que toda a estrutura do Município vai funcionar, mas as categorias que optarem pela paralisação não sofrerão a punição de falta.