Defesa Civil toma medidas de segurança na área do antigo lixão de Arapiraca

Por Ascom/Arapiraca 24/04/2017 18h06 - Atualizado em 24/04/2017 21h09
Por Ascom/Arapiraca 24/04/2017 18h06 Atualizado em 24/04/2017 21h09
Defesa Civil toma medidas de segurança na área do antigo lixão de Arapiraca
Foto: Assessoria
A Defesa Civil de Arapiraca esteve na manhã desta segunda-feira (24), no antigo lixão, localizado na comunidade de Mangabeiras, e tomou uma série de providências para dar segurança aos moradores da região.

De acordo com o coordenador do órgão, Eduardo D’Anjour, o local foi interditado pelas autoridades competentes, e o segundo passo será o aterramento de buracos e fossos, seguido da remoção das taludes, superfície lateral dos aterros.

Por não haver acúmulos de lixo, o terreno, que mede pouco mais de 30 tarefas de terra, apresenta diversas irregularidades que podem comprometer com a vida das famílias que alí residem, a exemplo de ribanceiras, que em um momento de fortes chuvas pode causar desabamentos. Além disso, há risco de explosão devido a emissão de gás metano, produzido pela decomposição do lixo durante anos.

“O nosso papel como Defesa Civil é prezar pela vida da população. Realizamos diversas ações de prevenção de desastres em zonas de riscos semelhantes a essa que temos aqui na Mangabeiras, e antes que o acidente aconteça nós temos esse compromisso de informar às famílias, remové-las e realocá-las em um local seguro”, declarou o coordenador Eduardo D’Anjour.