3º BPM realiza aula inaugural da quarta turma do estágio da ROCAM em Arapiraca

Por Ascom 24/04/2017 16h04 - Atualizado em 24/04/2017 19h07
Por Ascom 24/04/2017 16h04 Atualizado em 24/04/2017 19h07
3º BPM realiza aula inaugural da quarta turma do estágio da ROCAM em Arapiraca
Foto: Junior Silva/ Portal Já é Notícia
O 3º Batalhão de Polícia Militar (BPM) realizou na manhã desta segunda-feira (24), a aula inaugural do IV Estágio de Nivelamento Operacional em ROCAM (ENOR), no auditório da Escola de Governo do município de Arapiraca. As instruções seguem até o próximo dia seis de maio.

O evento foi presidido pelo comandante do 3º BPM, tenente-coronel Ênio Bolivar, que estava acompanhado de diversas autoridades civis e militares, dentre elas o subcomandante do CPAI-II, tenente-coronel Roberto do Valle; o major Raimundo Lessa, do CPAI-II; o major R/R Pereira que na oportunidade representou o gestor da SMTT de Arapiraca; o tenente BM Félix que representou o comandante do 7º GBM e a advogada Vânia Félix representando a OAB do município.

Durante a cerimônia, alguns militares que foram precursores do Grupamento de Rocam da Unidade Operacional do Agreste receberam homenagens pelos relevantes serviços prestados a sociedade alagoana, no que se refere à manutenção da ordem pública, tendo como um dos destaques a capitã Danilva Cláudia que foi a primeira policial feminina a concluir um estágio de Rotam em Alagoas.

Como convidado especial, o major da polícia coirmã do Estado de Pernambuco, Cleto Antônio, proferiu uma palestra sobre “Motopatrulhamento”. O oficial destacou que a modalidade que tem por objetivo ‘combater práticas delituosas diversas com o uso de veículos de bastante dinâmica e eficácia como é a motocicleta, o que possibilita rápida locomoção das guarnições de serviço em curto intervalo de tempo, e assim melhor atender as demandas de segurança pública junto à população local’.

Sobre o Curso

De acordo com o coordenador e instrutor do ENOR, capitão Samuel Sidney, o conteúdo da qualificação engloba diversas aulas dentre elas: manutenção de sistemas motores de moto; táticas e técnicas de policiamento com moto; prática de condução de motocicletas e tiro policial. O curso terá duração de duas semanas, com carga horária de 100 horas, e participará integrantes do 3º BPM e de outras Unidades Operacionais.

“Os conceitos de segurança serão repassados em circunstâncias diferenciadas, simulando situações do dia a dia do motociclista policial, como em vias públicas, terrenos irregulares e na orla da praia. As aulas são, na maioria, práticas para que os militares entendam a forma de trabalho e possam utilizá-la com segurança”, assegurou o capitão.

O coronel Ênio Bolivar explica a importância do momento para sua tropa. “Estamos capacitando e formando novos multiplicadores de conhecimento específico com utilização de motocicletas no patrulhamento ostensivo”, disse o oficial. “A ROCAM tem como fator preponderante de suas ações, a constante qualificação e treinamento de seus operadores, resultando em um atendimento de excelência para a sociedade arapiraquense”, concluiu.