SMTT de Arapiraca e Detran debatem ações do Plano de Segurança Viária para Motociclistas

Por Assessoria 24/03/2017 17h05 - Atualizado em 24/03/2017 20h08
Por Assessoria 24/03/2017 17h05 Atualizado em 24/03/2017 20h08
SMTT de Arapiraca e Detran debatem ações do Plano de Segurança Viária para Motociclistas
Foto: Assessoria
Integrantes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Arapiraca (SMTT) e do Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) se reuniram, na manhã desta sexta-feira (24), no auditório da SMTT para debater o calendário de ações do Plano de Segurança Viária para Motociclistas (PSVM) em Alagoas, para este ano.

O plano visa reduzir, no mínimo, 6% do número de acidentes d trânsito com motociclistas nos municípios de Maceió (capital) e Arapiraca, no Agreste de Alagoas, onde os índices de acidentes com motociclistas são considerados altíssimos pelas autoridades de trânsito.

Inicialmente o PSVM foi lançado em Arapiraca, em 2016, e posteriormente em Maceió. Participaram do encontro, representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca (SMS), da equipe de Promoção à Saúde, da 5ª Gerência Regional de Educação (5ª Gere) e do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM).

O Departamento de Educação para o Trânsito da SMTT (DET) também realiza palestras em escolas municipais, estaduais e particulares, em Arapiraca, nos períodos diurno e noturno, uma vez que neste último, muitos estudantes utilizam motociclistas para irem à escola.

Plano de ações

Para a analista da Chefia de Segurança no Trânsito do Detran de Alagoas, Edira Soares, a promoção de ações integradas com a população e palestras nas escolas solidifica ainda mais a execução do plano e conscientiza os condutores de motocicletas a trafegarem com mais segurança e a prevenir acidentes.

“Esse plano de ações é muito importante para que possamos integrar todas as equipes com o objetivo de executar as ações do plano e obtermos um resultado positivo com a diminuição dos acidentes envolvimento motociclistas”, disse Edira Soares.

De acordo com o agente e membro do DET, da SMTT de Arapiraca, Carlos Alberto Peixoto, a parceria entre os órgãos de trânsito e as secretarias estaduais e municipais, além do Sest Senat, Departamento de Estradas e Rodagem (DER), do Corpo de Bombeiro e do Hospital de Emergência do Agreste (HEA) é fundamental para a execução do plano.

“Neste encontro debatemos também o processo de educação dentro do cronograma das atividades do plano para que possamos executá-lo com eficiência e garantir um resultado positivo na diminuição dos acidentes com motociclistas em Alagoas”, ressaltou Alberto Peixoto.