AMA capacita mais de 250 servidores em parceria com Escola de Contas

Por Assessoria 23/03/2017 21h09 - Atualizado em 24/03/2017 00h12
Por Assessoria 23/03/2017 21h09 Atualizado em 24/03/2017 00h12
AMA capacita mais de 250 servidores em parceria com Escola de Contas
Foto: Ascom
Gestores, secretários e técnicos das prefeituras, além de vereadores de toda Alagoas participaram do treinamento oferecido pela Escola de Contas durante três dias, na Associação dos Municípios Alagoanos (AMA). Foram 6 turmas que capacitaram aproximadamente 250 pessoas. Número que, segundo o diretor técnico da Escola de Contas, Daniel Bernardes, superou as expectativas.

O curso foi uma parceria entre AMA, Escola do Tribunal de Contas e a União dos Vereadores para capacitar, especialmente, para a prestação de contas anual, que deve ser entregue até o dia 30 de abril, referente ao ano de 2016. Porém, o Analista de Sistemas da Escola de Contas, Kerchenn Elteque, reforça que a contabilidade municipal é complexa e não está limitada apenas essa prestação anual. Este ano, o diferencial é a grande renovação de prefeitos, que precisam prestar contas da gestão anterior.

“O gestor do ano passado precisa passar as informações para os atuais e caso haja algum tipo de dificuldade é preciso informar o Tribunal”, afirmou Daniel Bernardes. “O que nos chamou atenção durante o curso foi a preocupação dos controladores de acertar, o desejo de fazer o correto, sempre em busca de informações”, completou o diretor técnico da escola de contas.

Informações detalhadas do Cadastro Único de Gestores, a importância do certificado digital e da qualidade dos documentos digitalizados enviados ao TC/AL, são condições essenciais para uma prestação de contas eficiente e foram alguns dos assuntos abordados no treinamento. “Uma parte dos novos técnicos municipais não tinha ideia das obrigações que suas prefeituras tinham junto ao Tribunal, agora todos estão com a compreensão necessária”, afirmou Kerchenn.

O presidente da AMA, Hugo Wanderley, reforçou a importância da capacitação para os técnicos municipais e garantiu que parcerias como a do Tribunal de Contas, através da presidente Rosa Albuquerque e da Escola de Contas, com o conselheiro diretor da Escola de Contas Otávio Lessa, podem fortalecer as gestões públicas.

Outros treinamentos sobre Sicap e aposentadorias devem ser oferecidos em breve com a parceria entre os órgãos.