'Não podemos dar aumento pontual', diz Renan Filho sobre greve na polícia

Por G1- AL 24/02/2017 12h12 - Atualizado em 24/02/2017 15h03
Por G1- AL 24/02/2017 12h12 Atualizado em 24/02/2017 15h03
'Não podemos dar aumento pontual', diz Renan Filho sobre greve na polícia
Foto: Suely Melo/G1
Mesmo com a greve deflagrada pela Polícia Civil de Alagoas nesta sexta-feira (24) para cobrar reajuste salarial, o governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), afirmou que não dará aumento específico para nenhuma categoria. "Não podemos, para falar claramente, dar aumento pontual antes do aumento geral dos servidores", disse durante solenidade de entrega de ambulâncias ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Segundo o governador, ele vem mantendo um diálogo "muito bom" com a Polícia Civil. “No ano passado, o Brasil inteiro não pôde dar aumento e esse ano eu estou trabalhando para dar aumento aos servidores. Então, quero dar um aumento geral antes de tratar as questões específica”, falou.

Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Alagoas (Sindpol), Josimar Melo, a última proposta apresentada pelo secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques Santos, foi um reajuste de piso salarial para janeiro de 2019, incluindo o reajuste geral aos servidores públicos.

Embora em greve, a categoria tem uma reunião com o governador ainda nesta sexta. "Após a reunião com o governador, os policiais farão uma assembleia para discutir se a proposta feita é favorável à categoria. Enquanto isso, serão mantidos 30% dos serviços, como manda a lei", disse o sindicalista.

Por meio de nota, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio de Alagoas (Seplag) informou que, desde o início da atual gestão, o Estado tem se empenhado, por meio da Mesa de Negociação Permanente do Governo, a resolver os pleitos da categoria. Disse ainda que uma proposta de reajuste do piso salarial vêm sendo discutidas abertamente com os policiais civis desde 2016.