Banda de música da PM arrasta multidão na orla de Maceió, no Bloco Vulcão

Por Redação com Gazetaweb 20/02/2017 06h06 - Atualizado em 20/02/2017 09h09
Por Redação com Gazetaweb 20/02/2017 06h06 Atualizado em 20/02/2017 09h09
Banda de música da PM arrasta multidão na orla de Maceió, no Bloco Vulcão
Foto: Pedro Ferro
Embalados pelo som da banda da Polícia Militar, o tradicional bloco Vulcão arrastou uma multidão pela orla de Pajuçara e Ponta Verde na manhã deste domingo (19). O desfile do bloco encerra as prévias carnavalescas em Maceió.

Os organizadores do evento afirmam que 1.500 camisas foram distribuídas este ano. A concentração dos foliões aconteceu na Praça Multieventos, na Pajuçara, e seguiu até perto do antigo Alagoinhas, onde aconteceu a dispersão.

"Foram distribuídas 1.500 camisas do bloco, mas esperamos cerca de 5.000 pessoas este ano. A festa será comandada pela banda da Polícia Militar, como acontece todos os anos", explicou o capitão Marcelo, um dos organizadores.

Além de militares, o Vulcão reuniu parentes de policiais e chamou a atenção de turistas.

"É uma alegria participar. Eu e meu marido sempre participamos. É seguro e podemos brincar à vontade. É tudo de bom. Não somos militares, mas somos pais de militar", expôs dona Marinalva, que acompanhava o bloco.

"Isso é um espetáculo. Viemos a Maceió e estamos nos surpreendendo, inclusive, com a Polícia Militar que, além de fazer um ótimo trabalho, está dando uma demonstração de como se divertir em paz", ressaltou a turista Maria Eduarda, que veio de Minas Gerais.

Momento de diversão

De acordo com o comandante da Polícia Militar de Alagoas, coronel Marcos Sampaio, o bloco Vulcão é a oportunidade que os militares que trabalharam nos demais dias de prévia têm para se divertir. No entanto, ele ressalta que a brincadeira não atrapalha as ações da corporação no estado.

"Quando o povo está brincando, nós estamos trabalhando. Este momento é importante para o policial, que trabalhou na sexta ou no sábado. Esse momento é importante para tirar o estresse. Isso porque amanhã já estamos de volta ao trabalho para proteger a população. Quero ressaltar que o efetivo não diminuiu com o bloco. Sendo assim, o policiamento é o mesmo", explicou Marcos Sampaio.

O Bloco

O bloco Vulcão foi fundado por Isac Galvão, que era músico da PM, em 1936. Para ele, além de proteger a população, os militares deveriam contar com um momento de diversão.