Vídeo mostra reeducandos com celulares e maconha no Cyridião Durval

Por Gazetaweb 16/02/2017 09h09 - Atualizado em 16/02/2017 12h12
Por Gazetaweb 16/02/2017 09h09 Atualizado em 16/02/2017 12h12
Vídeo mostra reeducandos com celulares e maconha no Cyridião Durval
Foto: Repodução/ Vídeo
Uma sindicância a ser instaurada pela Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) vai investigar a procedência de um vídeo, que está sendo compartilhado nas redes sociais, no qual aparece dois reeducandos mostrando vários aparelhos celulares e manuseando papelotes de maconha.

O autor da gravação é outro preso que, em um determinado momento, cita que os três estão em uma cela do presídio Cyridião Durval e Silva.

Os detentos aparecem com vários celulares em cima de uma cama, inclusive com carregadores conectados à tomada. Também exibem CDs e uma pequena quantidade de maconha. Nas imagens, são citados os prováveis nomes - ou apelidos - dos reeducados que aparecem em evidência. Seriam Maciel e Baiano.

O autor do vídeo, que chega a virar a câmera em um momento da gravação, já foi identificado, segundo a Seris. O nome dele não foi revelado.

O secretário de Ressocialização e Inclusão Social, tenente-coronel Marcos Sérgio Freitas, informou que as equipes estão verificando a temporalidade do vídeo (se é atual ou antigo), e se a gravação foi feita em algum presídio da capital, a exemplo do Cyridião Durval.

Além disso, o gestor determinou uma revista minuciosa, ainda na manhã desta quinta-feira (16), na referida penitenciária com o objetivo de identificar os demais presos que aparecem nas imagens. Se for constatada a irregularidade, eles serão isolados e serão responsabilizados pela indisciplina.