Renan Filho lança obras emergenciais no Agreste nesta terça-feira (17)

Por Agência Alagoas 17/01/2017 07h07 - Atualizado em 17/01/2017 11h11
Por Agência Alagoas 17/01/2017 07h07 Atualizado em 17/01/2017 11h11
Renan Filho lança obras emergenciais no Agreste nesta terça-feira (17)
Foto: Ascom
O governador Renan Filho lança nesta terça-feira (17), as obras emergenciais para abastecimento de água de Palmeira dos Índios, uma das cidades alagoanas mais afetadas pela escassez de chuva. A solenidade de lançamento será às 9hs, na praça da Independência, centro da cidade.

A oferta de água a Palmeira dos Índios foi reduzida em 70%, porque a barragem Carangueja, principal manancial de abastecimento, secou. Apenas o Sistema Caçamba, que abastece 30% da cidade, está operando. As obras emergenciais vão aumentar a produção de água e, consequentemente, reduzir os efeitos da estiagem prolongada.

AS OBRAS - As obras que serão lançadas nesta terça-feira são as seguintes: aproveitamento do excedente de água do novo Sistema Bálsamo-Estrela de Alagoas-Minador do Negrão; duplicação do fornecimento de água para a cidade de Palmeira dos Índios a partir da barragem do Caçamba, com a implantação de novos equipamentos e 3.500m de adutora de 250mm para transposição do Sistema Caçamba para a adutora da Carangueja.

Entre as obras constam também a perfuração, pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), de cinco poços na área urbana de Palmeira dos Índios para a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) fazer a interligação na rede de distribuição de água; disponibilização, pela Casal, de 10 caminhões-pipa para reforçar o abastecimento urbano, principalmente das unidade de saúde e educação; e a intensificação, pela Casal, do combate aos desvios de água das adutoras e às ligações clandestinas.