Itec realiza dia dedicado à saúde

Por Agência Alagoas 26/10/2016 19h07 - Atualizado em 26/10/2016 22h10
Por Agência Alagoas 26/10/2016 19h07 Atualizado em 26/10/2016 22h10
Itec realiza dia dedicado à saúde
Foto: Assessoria
Um gesto de amor que pode salvar vidas. Abraçando essa ideia, o Instituto de Tecnologia em Informática e Informação do Estado de Alagoas (Itec) promoveu, nesta quarta-feira (26), o VIII Dia da Saúde.

A ação trouxe a unidade móvel do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) para coleta de sangue, em comemoração ao dia do servidor público. Somente pela manhã, a campanha já havia alcançado o número de 30 doadores, um número superior à edição anterior.

Colaboradores do Itec, servidores de outros órgãos e população, em um ato de solidariedade e cidadania, participaram das doações para ajudar a reverter o baixo índice de sangue nos estoques do Hemoal.

O estagiário da Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), Lucas de Araújo, por exemplo, aproveitou a oportunidade para doar sangue pela primeira vez. “Sempre quis doar, mas sempre quando via o ônibus do Hemoal estava apressado ou não tinha tempo. Hoje consegui. Ajudar outra pessoa é um motivo suficiente para doar”, conta.

Segundo a médica do Hemoal, Audinete Biana, ações como essas são fundamentais para aproximar voluntários que têm dificuldades de comparecer aos centros fixos do Hemocentro.

“É importante que o Hemoal vá até o doador. É mais uma oportunidade, mais um campo aberto para conseguir doadores e mantê-los fiéis. É importantíssimo para atender à demanda de sangue que é necessária para os hospitais públicos de Alagoas, ressalta a médica.

Qualquer instituição, pública ou privada, pode solicitar o ônibus da Hemoal. Basta entrar em contato com o Serviço Social do órgão e agendar a presença da unidade móvel. “O ônibus será agendado, e nós estaremos lá de acordo com esses agendamentos”, conclui Audinete Biana.

Para se tornar um doador, segundo pré-requisitos exigidos pelo Ministério da Saúde (MS), é necessário estar bem alimentado, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar, no mínimo, 50 kg e portar um documento de identificação com foto. Além disso, o candidato tem que passar por uma tiragem clínica e morfológica para saber se está apto a doar.

Além de comparecer à coleta externa realizada pelo Hemoal, os alagoanos podem se deslocar até a sede do Hemoal Trapiche. O órgão, que está situado ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, e, aos sábados, das 8h às 12h.

Também é possível se candidatar à doação de sangue no Hemoal Farol, que está situado no Hospital do Açúcar e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h.