Projeto ‘Iupi’ continua alegrando pacientes em hospitais de Arapiraca

Por Redação 26/10/2016 15h03 - Atualizado em 26/10/2016 19h07
Por Redação 26/10/2016 15h03 Atualizado em 26/10/2016 19h07
Projeto ‘Iupi’ continua alegrando pacientes em hospitais de Arapiraca
Foto: Arquivo/ Projeto Iupi
Com a intenção de alegrar os pacientes e deixar o ambiente mais acolhedor, universitários integrantes do projeto ‘Iupi’ continuam marcando presença nos hospitais de Arapiraca, com muita criatividade e emoção.

O Projeto IUPI é um projeto de extensão da Universidade Federal de Alagoas - campus Arapiraca que atua na ala pediátrica de hospitais da cidade utilizando da figura do "palhaço doutor" para levar sorrisos, propondo a humanização do ambiente hospitalar. Tem como desafio criar uma atmosfera mais leve, alegre e descontraída para pacientes, familiares e profissionais da área da saúde, usando a figura de um palhaço transvestido de "doutor" que através de atividades lúdicas proporciona o bem-estar e a humanização de um ambiente frio e sem alegria - o hospital.

É um projeto multidisciplinar, onde estudantes voluntários de diversas áreas atuam encontrando uma alegria escondida em algum lugar, bastando apenas serem especialistas em besterologia.

Em entrevista ao Portal Já é Notícia, a integrante Samyla explicou que foco é a ala pediátrica, onde é usada a figura do ‘palhaço doutor’ para levar sorrisos ao ambiente hospitalar. “Atualmente atuamos em dois hospitais da cidade de Arapiraca, a Casa de Saúde e Maternidade Nossa Senhora de Fátima e o Hospital Regional, todos os sábados no horário da tarde”, completou a jovem universitária.

“O projeto conta com 46 integrantes e abrimos editais todos os anos para novos integrantes”, relatou Samyla.

A proposta de humanização do ambiente hospitalar e através da ludoretapia tentar humanizar os espaços é muito importante para os pacientes.