Prefeitura revitaliza sinalização horizontal na região central de Arapiraca

Por Ascom 21/10/2016 14h02 - Atualizado em 21/10/2016 17h05
Por Ascom 21/10/2016 14h02 Atualizado em 21/10/2016 17h05
Prefeitura revitaliza sinalização horizontal na região central de Arapiraca
Foto: Ascom
A sinalização também é um dos itens essenciais à segurança viária no trânsito da cidade. Desta forma, a Prefeitura de Arapiraca, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), está intensificando a revitalização da sinalização horizontal na região central da cidade.

Por uma determinação da prefeita Célia Rocha (PSL), os serviços estão sendo feitos em toda a área Zona Máxima de Restrição do Transporte Intermunicipal, que compreende as principais vias da região central de Arapiraca.

Os serviços de revitalização da pintura da sinalização horizontal, que compreendem as faixas de pedestres do projeto "Vida na Faixa", começaram na Rua 30 de Outubro e Largo Dom Fernando Gomes, e vão se estender à Rua Estudante José de Oliveira Leite, entre outras vias do centro da cidade. A prioridade, entretanto, é intensificar a sinalização no corredor viário que passa o desfile da emancipação, entre outros pontos da região central.

"O mês de outubro é a celebração da Emancipação Política de Arapiraca que irá completar 92 anos de fundação municipal no dia 30 e precisamos deixar a cidade mais bonita e sinalizada, proporcionando um trânsito seguro para todos", afirmou a prefeita Célia Rocha.
Segundo o superintendente da SMTT, Ricardo Teófilo, os departamentos de Engenharia de Tráfego e de Trânsito estão empenhados nos serviços que estão sendo realizados no período noturno.

"Os trabalhos realizados à noite facilitam o procedimento da pintura e não atrapalham o fluxo de veículos, ao contrário se fosse realizado durante o dia", explicou Ricardo Teófilo.

Segurança e cores

Os técnicos da SMTT realizam os serviços de pintura munidos de equipamentos de segurança e utilizam cones refletivos, nas cores branca refletiva e laranja, para delimitar o acesso à área a qual está sendo revitalizada e para evitar qualquer tipo de incidente que possa acontecer durante os trabalhos de pintura, no período da noite.

A intensificação da pintura está sendo realizada na sinalização que exige, de acordo com a determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), as cores branca, vermelha e amarela.

A cor branca é utilizada para as linhas de divisão de fluxo de mesmo sentido, a exemplo da Rua 30 de Outubro até a Rua Estudante José de Oliveira Leite. Além de delimitar áreas de estacionamento. Já a tinta amarela é utilizada em linhas de divisão de fluxo oposto de veículos e também para delimitar a proibição de estacionamento na via com a pintura na pista e no meio-fio.

Para a pintura das faixas de pedestres as cores branca e vermelha estão sendo utilizadas, de acordo com a padronização do projeto Vida na Faixa, aceito e respeitado pela população para atribuir a segurança ao transitar pelas ruas da cidade, garantindo o direito de ir e vir dos arapiraquenses.