500 militares do exército são dispinibilizados para municípios alagoanos nas eleições

Por Redação com Gazetaweb 30/09/2016 16h04 - Atualizado em 30/09/2016 19h07
Por Redação com Gazetaweb 30/09/2016 16h04 Atualizado em 30/09/2016 19h07
500 militares do exército são dispinibilizados para municípios alagoanos nas eleições
Foto: Divulgação
O Exército Brasileiro, por meio do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado (59ª Bimtz), informou à Gazetaweb, nesta sexta-feira (30), que disponibilizou 500 militares para atuar durante todo o domingo de votação, em municípios do interior do estado. Segundo a assessoria do batalhão, o efetivo foi planejado a partir do pedido de tropas federais formulado junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL) para 13 municípios alagoanos.

A assessoria do 59ª Bimtz informou também que o plano operacional tem como base a necessidade de cada município, considerando-se, por exemplo, o número de locais de votação. "No Pilar, por exemplo, o número é mais alto, já que são 11 locais. Por isso, o efetivo para este município será maior", informou.

Ainda segundo a assessoria, até o momento, apenas seis municípios alagoanos foram autorizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a receber militares do Exército. "Estamos aguardando a autorização referente aos demais. Caso não sejam autorizados, iremos fazer outro planejamento", emendou.

Neste sábado (1°), os militares que irão para Canapi, Inhapi e Mata Grande irão sair do quartel, em Maceió, às 7h30. Já o pelotão que sairá para Tanque D'Arca, Rio Largo e Pilar ainda não tem previsão para deixar a capital - a expectativa, no entanto, é a de que os militares embarquem até o início da madrugada do domingo.

Solicitaram tropas federais os municípios de Pilar, Boca da Mata, Mata Grande, Rio Largo, Piaçabuçu, Japaratinga, Canapi, Inhapi, Tanque D'Arca, Palmeira dos Índios, Chã Preta, Maragogi e Limoeiro de Anadia.