Só vitórias e apoio irrestrito: Fla faz do Klebão seu Maracanã Capixaba

Por Globo Esporte 28/09/2016 10h10 - Atualizado em 28/09/2016 13h01
Por Globo Esporte 28/09/2016 10h10 Atualizado em 28/09/2016 13h01
Só vitórias e apoio irrestrito: Fla faz  do Klebão seu Maracanã Capixaba
Foto: Gilvan de Souza / Flamengo
Um canto anda em falta no repertório do torcedor rubro-negro. O refrão, aquele que diz "domingo eu vou ao Maracanã", é pouco entoado em 2016. Com o estádio fechado por conta da Olimpíada, o Flamengo - que atuou pela última vez por ali em dezembro do ano passado, na derrota por 2 a 1 para o Palmeiras - teve que se tornar itinerante. Passou por Volta Redonda, Brasília e outros cantos. Mas a expressão "se sentir em casa" - mesmo que a casa seja a mais de 500 quilômetros de distância do Rio -, se encaixa especialmente ao Kleber Andrade. O Klebão, como é carinhosamente chamado por parte dos torcedores. E no último dia 31, após a vitória por 3 a 1 sobre o Figueirense e, curiosamente em jogo no qual o Rubro-Negro registrou seu menor público no estádio, Zé Ricardo o apelidou de "Maracanã Capixaba", nome propagado também pela Fla Twitter.

É o Maracanã capixaba. Ficamos muito felizes de vir aqui (no Espírito Santo). Todas as vezes, fomos muito bem recebidos, no aeroporto, hotel e estádio. Mantemos os 100% de aproveitamento, o que é uma coincidência positiva. Enquanto não pudermos jogar no Maracanã, espero que possamos jogar aqui.

O caminho trilhado pelo Rubro-Negro em Cariacica foi sem tropeços. São sete jogos pelo Brasileiro, Primeira Liga e Sul-Americana (veja lista ao fim da matéria). Sete vitórias. Tal aproveitamento rendeu outro apelido, mas à cidade do Klebão: Cariacica virou "Cariacem", em referência aos 100% de aproveitamento. Público médio presente de 16.173 torcedores por partida. O time foi abraçado pela cidade. Nos jogos, uma mistura curiosa de torcedores locais com outros que se deslocam de outras cidades - principalmente do Rio de Janeiro - para o Espírito Santo. Apoio à moda antiga e com provocações de gosto duvidoso que não ecoavam no Maracanã. Selfies. E uma coisa em comum: deixar o estádio comemorando e com os carros com um funk em comum nas alturas e o refrão-chiclete "ai que cheirinho, ai que cheirinho, ai que cheirinho de hepta...".

Nesta quarta-feira, às 21h45, é dia de Klebão novamente, mas pela Sul-Americana. O Flamengo recebe o Palestino, e um empate lhe serve. Derrota por 1 a 0 leva o jogo para os pênaltis, e triunfo dos chilenos por um gol de diferença e com mais de dois marcados elimina os cariocas.

Flamengo x Palestino

Local e horário: Kleber Andrade (Cariacica, ES), às 21h45

Arbitragem: Diego Haro, auxiliado por Víctor Raez e Braulio Cornejo, apita. Todos são peruanos.

Provável escalação: Alex Muralha, Rodinei, Juan, Rafael Vaz e Chiquinho; Márcio Araújo (Marcelo Cirino), Cuéllar, Mancuello e Alan Patrick; Fernandinho e Guerrero.

Desfalques: Ederson, Donatti e Leandro Damião, recuperando-se de lesões; Réver, Jorge, Willian Arão, Diego, Gabriel e Everton.

Transmissão pela TV: TV Globo para RJ, SC, ES, BA, SE, AL, PB, RN, CE, PI, MA, PA, AM, RO, AC, RR, AP e DF (com Luis Roberto, Junior e Arnaldo Cezar Coelho) e SporTV 3 (com Eduardo Moreno e Roger Flores)

Transmissão pelo rádio: Globo FM 98,1, Globo AM 1220, CBN FM 92,5 e CBN AM 860, com
Luiz Penido, Eraldo Leite e Álvaro Oliveira Filho.