Pró-Estrada já tem 90% dos serviços concluídos em cinco municípios

Por Redação 26/09/2016 12h12 - Atualizado em 26/09/2016 15h03
Por Redação 26/09/2016 12h12 Atualizado em 26/09/2016 15h03
Pró-Estrada já tem 90% dos serviços concluídos em cinco municípios
Foto: Arquivo
A gestão de Renan Filho à frente do Governo do Estado tem se caracterizado pela celeridade que é dada às obras estaduais. Um exemplo disso é o programa Pró-Estrada, executado pela Secretaria de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), que já apresenta 90% dos serviços concluídos em cinco municípios alagoanos. O Portal TNH1 noticiou a informação do andamento das obras.

Lançado há menos de vinte dias, o programa já tem serviços sendo executados simultaneamente em 14 municípios. As cidades de Igaci, Penedo, Jaramataia e São Miguel dos Campos estão com 85 a 95 % do volume de serviços concluídos. Em Igaci, por exemplo, a recuperação asfáltica dos 4,2 km está concluída, faltando apenas a instalação da sinalização horizontal e vertical.

“Estamos empenhados em dar andamento com a maior celeridade possível a todos as obras que trabalhamos em todo o Estado. O diferencial dessa gestão é quando vamos a um município assinar ordem de serviço, os trabalhados na verdade já começaram. O tempo de um serviço público apático e estagnado passou”, ressaltou Mosart Amaral, secretário de Estado do Transporte e Desenvolvimento Urbano.

Em Penedo, na região Sul do Estado, 90% dos serviços de recuperação asfáltica de 64 km² vias urbanas estão concluídas, beneficiando todo o município. Já em São Miguel dos Campos, os 14,3 km² de recapeamento estão em fase conclusão.

Na região Norte, o município de São Luiz do Quitunde apresenta 95% dos serviços de reconstrução dos 3,5 km de asfalto já concluídos. Já em Jaramataia, região Agreste do Estado, 1,2 km estão prontos.

Em Andamento

Além destas, outros nove municípios recebem os benefícios do Pró-Estrada. Em Lagoa da Canoa, no Agreste alagoano, por exemplo, os serviços de reestruturação asfáltica também estão em ritmo acelerado. Com apenas quinze dias de execução, a recuperação dos 3 km de vias urbanas já está 70% concluída.

As cidades de Coité do Nóia, Campo Grande, Feira Grande, São José da Laje, Major Isidoro, Minador do Negrão, o trecho da rodovia AL-450 entre Anadia e Maribondo e em Maceió, a Avenida Cachoeira do Meirim, também recebem os serviços de reestruturação asfáltica do programa do governo do Estado.

Desenvolvimento

O Pró-Estrada recupera e reconstrói estradas e trechos de acesso aos municípios que estão esburacados e mal sinalizados. Os serviços de engenharia que são aplicados nesses locais promovem a recuperação da via e sinalização horizontal e vertical, facilitando a mobilidade e trazendo maior desenvolvimento a toda Alagoas.

“O Pró-Estada é fruto de um compromisso do governo do Estado em levar o desenvolvimento para toda Alagoas de forma integrada. Recuperar e reconstruir essas estradas e trechos urbanos significa promover o desenvolvimento socioeconômico do Estado. É importante ressaltar o esforço do governador Renan Filho em dar encaminhamento a esses serviços mesmo em um cenário de crise em todo o país”, ressalta o secretário Mosart Amaral.