Site criado por estudantes leva informação a alunos de forma instantânea

Por Assessoria 26/09/2016 10h10 - Atualizado em 26/09/2016 20h08
Por Assessoria 26/09/2016 10h10 Atualizado em 26/09/2016 20h08
Site criado por estudantes leva informação a alunos de forma instantânea
Foto: Assessoria
O primeiro e único site de escolas públicas do Estado de Alagoas completa hoje (26) dois anos de existência. O Premen News é o portal de notícias da Escola Estadual Professor José da Silveira Camerino, mais conhecida como Premen, localizada no Cepa (Centro Educacional de Pesquisa Aplicada), e tem a missão de levar informações de interesse de toda a comunidade escolar, além de registrar as principais atividades desenvolvidas pelos alunos e professores da escola.

Para a diretora-geral Mirtes Correia, o Premen News cumpre bem o seu objetivo de informar e por estar na internet, as notícias chegam de forma mais rápida aos alunos. “Quando precisamos passar uma informação urgente e os alunos não estão mais em sala de aula, fica difícil telefonar para mais de 1.300 estudantes de uma só vez, e o site consegue comunicar a todos de forma instantânea”, analisou a diretora parabenizando a esquipe pela manutenção da página, cujas informações são escritas de forma jornalística. “A visão de uma jornalista orientando os alunos é de fundamental importância, pois deixa o site mais profissional”, destacou.

O portal é composto pela aluna Helen Brasil, que trabalha como repórter, pelo ex-aluno Daniel Silva, responsável pela parte técnica e operacional, e pela funcionária e jornalista Andrezza Tavares, que coordena o site. Todos trabalham de forma voluntária e os custos de manutenção e domínios do site são pagos pela Escola.

O Premen News foi idealizado pelo então aluno da EJA (Educação de Jovens e Adultos), Daniel Silva, que ao se deparar com a primeira edição do jornalzinho interno de mesmo nome, sugeriu fazer uma versão digital e apresentou o protótipo do site. A ideia logo foi aceita por todos e juntamente com a jornalista Andrezza Tavares, o portal foi sendo moldado e organizado de acordo com as necessidades da Escola. O site pode ser acessado através do endereço: www.premennews.com, que também conta com uma página no Facebook intitulada Premen News.

Além de ser fonte de informação para alunos, pais, professores, e funcionários, o portal de notícias também vem sendo utilizado como ferramenta de Ensino/Aprendizagem pelo professor de Química Abedias Pereira, que disponibiliza para seus alunos conteúdos e atividades complementares, o que vem sendo aceito.

Para a jornalista Andrezza Tavares, o Premen News também tem essa função de contribuir para o Ensino e Aprendizagem dos alunos, cujos conteúdos também podem ser aproveitados por estudantes de outras unidades escolares. “Meu maior sonho é que mais professores também utilizem o site como ferramenta de trabalho em suas aulas, pois o espaço está aberto a todos”, declarou.

Helen Brasil participa do projeto desde o início e contou que o site tem ajudado muito nos seus estudos, pois além de melhorar a sua escrita, contribuiu para ampliar a sua visão de mundo. A aluna da 3ª série do Ensino Médio disse ainda que, apesar de não ser jornalista, gosta de escrever texto em formato jornalístico. “Sinto muito orgulho em ter colaborado com o site desde o início e agradeço a oportunidade, pois vivenciei coisas que jamais imaginei viver”, ressaltou a aluna.