Candidatos ao executivo de Arapiraca apresentam propostas em debate

Por Redação com Gazeta Web 24/09/2016 16h04 - Atualizado em 24/09/2016 19h07
Por Redação com Gazeta Web 24/09/2016 16h04 Atualizado em 24/09/2016 19h07
Candidatos ao executivo de Arapiraca apresentam propostas em debate
Foto: João Marcelo Cruz/PSCOM
 Os candidatos a prefeito de Arapiraca, Lindomar Ferreira (PSOL), Ricardo Nezinho (PMDB), Rogério Teófilo (PSDB) e Tarcizo Freire (PP) participaram na tarde deste sábado (24) de um debate político. O debate foi promovido pelo Pajuçara Sistema de Comunicação (PSCOM) e transmitido ao vivo pela TV Pajuçara e TNH1TV. De acordo com o PSCOM a intenção do debate foi para as propostas para administrar a maior cidade do interior de Alagoas pelos próximos quatro anos.

O debate, divido em quatro blocos, oportunizou aos candidatos fazerem perguntas entre si, com momentos para resposta, réplica e tréplica. Os pedidos de direito de resposta foram analisados pela equipe jurídica dos PSCOM.

O primeiro bloco foi destinado ao confronto direto, com direito a réplicas e tréplicas e duas rodadas de perguntas de temas livres. Pelo sorteio, Rogério Teófilo fez a primeira pergunta e escolheu questionar Ricardo Nezinho sobre o projeto Escola Livre, de autoria do peemedebista e que foi aprovado na Assembleia Legislativa, sendo alvo de muita polêmica.

Na mesma rodada, Tarcizo falou sobre as suas intenções para ampliar o saneamento básico em Arapiraca; Lindomar teve que explicar sobre o apoio que deu ao grupo político da atual prefeita Célia Rocha na última eleição quando seu lema é a 'verdadeira mudança'. Lindomar ainda acusou Rogério e os demais oponentes de 'golpistas', fazendo menção à cassação do mandato da ex-presidente Dilma Rousseff (PT).

Os candidatos ainda responderam sobre mobilidade urbana, assistência social, e foram inquiridos sobre acordos e apoios políticos para a campanha deste ano.

No segundo bloco, os candidatos tiveram que comentar sobre temas previamente escolhidos e sorteados pelos organizadores. Teófilo falou sobre saúde e saneamento básico; Nezinho, sobre agricultura; Lindomar apresentou propostas sobre a segurança em Arapiraca; e Tarcizo falou sobre educação.

Em uma única rodada, os candidatos voltaram a fazer perguntas entre si no terceiro bloco do debate. O tema era livre. No último, os quatro participantes fizeram as considerações finais e aproveitaram para pedir o voto dos eleitores.