Candidatos a prefeito de Arapiraca apresentam propostas durante debate na Ufal

Por Redação 21/09/2016 10h10 - Atualizado em 21/09/2016 17h05
Por Redação 21/09/2016 10h10 Atualizado em 21/09/2016 17h05
Candidatos a prefeito de Arapiraca apresentam propostas durante debate na Ufal
Foto: Júnior Silva/ Já é Notícia
Na noite desta terça-feira (20), o Centro Acadêmico do Curso de Administração Pública, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), campus Arapiraca, realizou um debate com os candidatos a prefeito da Capital do Agreste. Estudantes de vários cursos, empresários, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), seccional Arapiraca, integrantes do Conselho Tutelar da cidade e pessoas comuns da sociedade arapiraquense lotaram o auditório da universidade para ouvir os principais argumentos e respostas dos candidatos. 

Participaram do debate os candidatos Tarcizo Freire (PP), Lindomar Ferreira (PSol) e Rogério Teófilo (PSDB). Ricardo Nezinho (PMDB) enviou uma carta justificando o não comparecimento. O evento teve como mediador o radialista Ângelo Farias. Os deputados Estaduais Rodrigo Cunha e Severino Pessoa também acompanharam o evento.

No primeiro bloco, cada candidato teve oito minutos para apresentar os principais pontos de seu plano de governo. Tarcizo Freire destacou a criação de um portal da transparência, para que todo cidadão possa ter acesso às informações da administração. O candidato disse ainda que irá criar o Diário Oficial do Município e que seu governo será com a participação do povo e que os servidores públicos terão salários justos.

Lindomar Ferreira disse que vai implantar a primeira escola de tempo integral do 6º ao 9º, prometeu realizar concurso público todos os anos e preparar atletas do município para participar das próximas Olimpíadas.

Rogério Teófilo declarou que será um prefeito democrático. Dentro do seu plano de governo, o candidato destaca a educação como meio de realizar ao mudanças e crescimento que Arapiraca precisa. “Educação é a verdadeira liberdade e crescimento de um município”, disse.

Respondendo a perguntas de professores da universidade, sobre trabalho e renda, Tarcizo Freire disse que em seu governo haverá a ativação do Polo Moveleiro de Arapiraca, como incentivo ao distrito industrial; ele também afirmou que será disponibilizada internet gratuita no centro da cidade.

Sobre o mesmo tema, Lindomar Ferreira declarou que em sua administração haverá incentivos fiscais para atrair novas indústrias para o município e a capacitação dos jovens, através de cursos profissionalizantes.

Rogério Teófilo colocou a capacitação dos jovens como o primeiro passo para mudar a realidade social de Arapiraca e declarou essa como uma das prioridades para sua gestão. Ele afirmou que vai incentivar o fortalecimento do comércio para que haja o aumento no número de vagas de emprego. O candidato disse ainda que vai trabalhar com captação de recursos e parceria com a iniciativa privada.

Sobre transporte e trânsito, Lindomar Ferreira destacou a criação de estacionamentos públicos, na vertical, no centro da cidade e a instalação de semáforos inteligentes e com funcionamento através de energia solar. Lindomar disse que sua principal medida de economia financeira será a redução dos salários do prefeito e secretários municipais.

Rogério Teófilo disse que irá fazer licitação para o transporte público e incentivar o uso do Parque Ceci Cunha como estacionamento, além da instalação de escadas rolantes no centro comercial da cidade. Questionado sobre cortes nos gastos públicos, Rogério declarou que “é preciso se fazer um estudo da atual situação financeira do município para saber quais medidas legais serão tomadas”. Ele também foi indagado sobre o fato de não ter o apoio do irmão, Ricardo Teófilo. “Isso faz parte do processo democrático, ele sabe que não fará parte da minha administração”.

O debate encerrou com a leitura de uma “carta compromisso”, em que os candidatos assumiram que sua gestão será com a participação da sociedade. Todos os candidatos assinaram a carta.