Polícia apreende 150 pessoas durante operação “Área de Lazer”, em Maceió

Por Redação 29/08/2016 19h07 - Atualizado em 30/08/2016 12h12
Por Redação 29/08/2016 19h07 Atualizado em 30/08/2016 12h12
Polícia apreende 150 pessoas durante operação “Área de Lazer”, em Maceió
Foto: TNH1
A Polícia Militar (PM) realizou na tarde do domingo (28) a operação “Área de Lazer”, na orla de Ponta Verde, em Maceió. As abordagens foram realizadas na “Rua Fechada”.

Foram apreendidos para averiguação, 45 adultos e 85 adolescentes. Todos estavam sem documentos de identificação quando foram abordados pelos policiais.

Com um adolescente, a polícia encontrou três pedras de crack e a quantia de R$ 135 reais em espécie. O menor foi encaminhado até a delegacia itinerante, montada na base da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit). As outras pessoas apreendidas foram ouvidas e liberadas.

De acordo com o coronel Claudivan Albuquerque, comandante do Comando de Policiamento da Capital (CPC), a operação “Área de Lazer” juntou-se, neste domingo, à “Operação Sossego”, com o intuito de inibir a ação de 'delinquentes' naquele trecho da orla e aumentar a sensação de segurança para a população. A abordagem aconteceu minutos depois que a via foi liberada para tráfego de veículos, por volta das 17h.

Segundo comerciantes e famílias que visitam a "Rua Fechada", na orla de Ponta Verde, o local vem se transformando em ponto de baderna, consumo de drogas, consumo de álcool por menores de idade, além de muita confusão.

“Nós temos verificado com frequência a ação de meliantes e pessoas ligadas a torcidas organizadas dos clubes alagoanos, além de pequenos roubos e arrastões em pontos de ônibus. Nesse domingo, nós conseguimos reduzir praticamente a zero o número de registro desses crimes”, comemorou coronel Albuquerque.
Além das abordagens, 16 veículos, sendo 10 ciclomotores (cinquentinha) e 6 motocicletas foram apreendidos na operação.

Perguntando sobre a obrigatoriedade da posse de documento de identificação, o coronel afirmou que não é crime estar sem o documento, mas que “todo cidadão deve estar com documento com foto para que possamos comprovar a idade e, lógico, para que ele seja colocado à disposição da Polícia Civil. Não é crime, mas ele pode ser conduzido para delegacia para averiguação”, explica.

Participaram da operação, a Polícia Militar através do BPTran, Batalhão de Operações Especial (BOPE), Rádio Patrulha, Batalhão Escolar e o Primeiro Batalhão, além da Polícia Civil, Operações Policiais Litorânea (OPLIT) e representantes de órgãos municipais e estaduais. A operação contou também com representantes da 1º Vara Criminal e da 20ª Vara da Infância e da Juventude.