Sesau promove panfletagem para alertar sobre males do fumo

Por Agência Alagoas 29/08/2016 14h02 - Atualizado em 29/08/2016 17h05
Por Agência Alagoas 29/08/2016 14h02 Atualizado em 29/08/2016 17h05
Sesau promove panfletagem para alertar sobre males do fumo
Foto: Olival Santos
Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Fumo, que ocorre nesta segunda-feira (29), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) promoveram uma panfletagem no calçadão do centro de Maceió. Na oportunidade, a população pode realizar aferição de pressão, teste de glicemia e um teste de dependência de nicotina com seis perguntas nas quais os usuários receberam uma classificação de leve, moderado ou elevada.

De acordo com Vetrúcia Teixeira, coordenadora do programa de combate ao tabagismo da Sesau, a ação pretende conscientizar a população a abandonar o hábito de fumar, responsável por causar mais de 50 doenças. “O número de mortes causadas no Brasil em decorrência do hábito de fumar girava entorno de 200 mil por ano e agora conseguimos reduzir para 150 mil devido à grande luta que tem sido travada pela sociedade civil organizada”.

Vetrúcia Teixeira ainda destacou a importância dos núcleos de combate ao tabagismo que de maneira gratuita acolhem os as pessoas que querem deixar de fumar.

“Os núcleos de combate ao tabagismo servem ajudar essas pessoas a largarem o vício, para isso, esses locais contam com uma equipe multidisciplinar que realizam uma abordagem terapêutica com os usuários e por meio de grupos de apoio onde os usuários podem trocar de experiências e tentar deixar o vício”, disse a coordenadora.

A professora do curso de enfermagem da Uncisal Amanda Macêdo falou que a sensibilização também ocorreu com fumantes passivos que sofrem as consequências. “Nesse evento orientamos a população de que é difícil, mas é possível, se livrar do vício e essas chances aumentam quando os usuários têm o apoio da família e dos amigos”, destacou a professora.

Os municípios alagoanos que possuem núcleos de combate ao tabagismo são Arapiraca, Belo Monte, Girau do Ponciano, Maceió, Palmeira dos Índios, Teotônio Vilela, Junqueiro, Quebrangulo, Campo Alegre, Messias e Piaçabuçu.