Juízes vistoriam unidades prisionais e buscam medidas para reduzir lotação

Por G1 Alagoas 24/08/2016 11h11 - Atualizado em 24/08/2016 14h02
Por G1 Alagoas 24/08/2016 11h11 Atualizado em 24/08/2016 14h02
Juízes vistoriam unidades prisionais e buscam medidas para reduzir lotação
Comissão visitou Casa de Custódia do Jacintinho. - Foto: Márcio Chagas/G1
Presos acima da capacidade foi um dos problemas constatados durante a inspeção realizada nesta quarta-feira (24) em unidades provisórias da capital alagoana. A vistoria foi conduzida pelo juiz da Corregedoria-geral da Justiça, Antônio Bittencourt, e pelo juiz da Vara de Execuções Penais, José Braga Neto, que buscam medidas para reduzir lotação.

A primeira unidade a ser inspecionada foi o Complexo de Delegacias Especializadas (CODE), em Mangabeiras. De lá, os magistrados seguiram para a Casa de Custódia do Jacintinho onde encontraram uma quantidade de presos acima da capacidade.

O local tem capacidade para 40 presos, mas estava com mais de 70 no momento da vistoria. “Estamos verificando se há presos que deveriam ter sido soltos, mas por algum motivo permanecem ocupando uma carceragem. Sobre a lotação acima da capacidade sabemos que esse é um problema encontrado em todo país”, afirmou Bitencourt.

Os juízes também estiveram na Central de Flagrantes I, no bairro do Farol e na Unidade de Internação Masculina, no Tabuleiro do Martins.

Braga Neto chamou a atenção, durante as visitas, para a necessidade de investimento em políticas públicas. “Não existem ações sérias para evitar que o jovem não entre no crime ou se entrar saia recuperado”, destacou.