Cerca de 300 candidatos podem disputar 17 vagas na Câmara Municipal de Arapiraca

Por Redação com Jornal de Arapiraca/Roberto Gonçalves 29/07/2016 18h06 - Atualizado em 29/07/2016 22h10
Por Redação com Jornal de Arapiraca/Roberto Gonçalves 29/07/2016 18h06 Atualizado em 29/07/2016 22h10
Cerca de 300 candidatos podem disputar 17 vagas na Câmara Municipal de Arapiraca
Foto: Arte Jornal de Arapiraca
O aumento do número de vagas no Legislativo de Arapiraca, de 15 para 17 vagas, animou os pré-candidatos que disputam o cargo pela primeira vez. De acordo com analistas, cerca de 300 políticos disputam as 17 vagas da Casa Herbene Melo nas eleições desse ano. Alguns com densidade eleitoral outros apenas meros participantes do processo eleitoral.

Dos 15 vereadores atuais, treze concorrem à reeleição, o vereador Adalberto Saturnino (PMDB), com cinco mandatos e a idade avançada não concorre, no entanto, vai manter o espaço político no legislativo indicando um sobrinho, Léo Saturnino, para concorrer pelo chapão do grupo situacionista, liderado pelo pré-candidato a prefeito o deputado estadual, Ricardo Nezinho (PMDB).

A vereadora Fabiana Pessoa (PSC), que está na primeira legislatura, deve ser anunciada pré-candidata a vice-prefeita em uma chapa de oposição. Conforme vem sendo divulgado na imprensa, através de informações do seu esposo, o deputado estadual Severino Pessoa (PSC), Fabiana Pessoa deve disputar a Prefeitura, ao lado do suplente de deputado federal, Rogério Teófilo (PSDB).

De acordo com o índice populacional de Arapiraca as vagas no Legislativo poderiam ser de no mínimo 17 vagas e no máximo 21 vagas, no entanto, ficou decidido pelos atuais vereadores, no ano passado que as vagas aumentariam apenas de 15 para 17 vagas.

O único que foi favorável ao aumento para 21 vagas foi o vereador Ronald Vital Rios (Roninho) do PDT. O aumento das vagas esbarra no duodécimo repassado pela Prefeitura de Arapiraca. Em 2016 o valor está superior a R$ 900 mil mensais. A o duodécimo é destinado a manutenção da Casa, pagamento de salários de servidores e vereadores. No caso de aumento de vagas, com a divisão, os salários dos vereadores seriam reduzidos. Os vereadores que contam ainda com assessores e verba de gabinete.

Renovação poderá ser de 40%

Ainda de acordo com analistas políticos, a renovação no Legislativo de Arapiraca este ano poderá ser de 40%. Uma pesquisa recentemente publicada e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número Al-00998/2016, do instituto de pesquisas Data Consulta, mostrou que dentre os candidatos que dispõem de mandato e tentam a reeleição, Dorge do Queijo (PRTB) tem 4,5% das intenções de voto.

Na sequencia, seguem Leo Saturnino com 4%, Rogério Nezinho (PMDB) com 3,5, Edvânio Correia (Edvanio do Zé Baixinho) (PSL) Fabiano Leão (PMDB) e Josias Albuquerque (PSL) ambos com 2,5%. Com dois por cento das intenções de votos, de acordo com o Data Consulta, estão Fabiana Pessoa e Ronald Vital Rios (Roninho). Márcio Marques (PSL) tem 1,5% e 1% está com drº. Fabio, Moisés Machado e Professora Graça Lisboa, ambos do (PDT). Com 0,5% este o vereador Sergio do Sindicato (PPS) e a vereadora Gilvânia Barros (PMDB).

Na disputa, ainda estão ex-vereadores, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Arapiraca, João dos Santos, Sidnei Geni e Sargento Brás. Dos novos postulantes mais fortes estão na disputa, a ex-secretária municipal de Educação, Lúcia de Fátima, Melquizedeque Oliveira, Sargento Melo e o radialista Barbosinha.