Dados do IML mostram redução no número de mortes por acidentes de trânsito

Por Agência Alagoas 29/07/2016 13h01 - Atualizado em 29/07/2016 16h04
Por Agência Alagoas 29/07/2016 13h01 Atualizado em 29/07/2016 16h04
Dados do IML mostram redução no número de mortes por acidentes de trânsito
Foto: Divulgação
Pesquisa realizada pela coordenação de estatísticas da Perícia Oficial do Estado de Alagoas (POAL) revela que as rodovias e as estradas alagoanas estão mais seguras. Dados estatísticos mostram que no primeiro semestre deste ano aconteceu uma redução de 7,25%, no número de vítimas fatais em acidentes de trânsito.

De acordo com a análise dos dados, de janeiro a junho deste ano, os Institutos de Medicina Legal de Alagoas registraram a entrada de 345 corpos de acidentes de trânsito oriundos dos locais do fato ou dos hospitais. São 27 vítimas a menos do que o mesmo período do ano passado, quando as unidades do IML registraram 372 casos dessa natureza.

A maior parte dessas vítimas morreu nos locais do acidente, mas, 123 do total delas (35,65%), ainda chegaram a ser socorridas, entrando em óbito após atendimento em unidades hospitalares. As cidades com o maior índice de mortes são Maceió com 52 vítimas, Arapiraca com 41, Coruripe com 17, Palmeira dos Índios e São Miguel dos Campos com 11 casos cada uma, e Rio Largo com 10 mortes por acidente de trânsitos.

O estudo realizado pela coordenação de estatísticas da Perícia aponta que a maioria dessas vítimas fatais estão na faixa etária de 15 e 39 anos de idade. A pesquisa também indica que a taxa de mortalidade é bem mais alta entre homens com 303 casos (87,82%) do que entre mulheres com 42 mortes (12,17%).

“Percebemos que essa redução aconteceu após a divulgação de campanhas educativas e o aumento das fiscalizações, como as operações integradas da segurança pública e as blitzen de lei seca realizada em todo o Estado. Ações eficazes que começam a apresentar resultados positivos para a sociedade alagoana”, afirmou o perito-geral Manoel Melo, ao comentar a queda das mortes no trânsito identificado pela Perícia Oficial.

Mesmo com a diminuição dos casos, os números ainda são preocupantes, pois os acidentes de trânsito são responsáveis por 18% das mortes violentas no estado. Esse número representa a segunda causa de morte mais comum registrado pelos IMLs, perdendo apenas para as vítimas de arma de fogo.