Detran/AL realiza roda de conversa com motociclistas de Arapiraca

25/07/2016 18h06 - Atualizado em 25/07/2016 21h09
25/07/2016 18h06 Atualizado em 25/07/2016 21h09
Detran/AL realiza roda de conversa com motociclistas de Arapiraca
Plano de Segurança Viária para os Motociclistas foi apresentado aos participantes da roda de convers
 Com o compromisso de construir uma nova Alagoas e conscientizar os cidadãos sobre o valor da vida, o Departamento de Trânsito de Alagoas (Detran/AL) realizou, nesta segunda-feira (25), em Arapiraca, uma roda de conversa sobre educação no trânsito com dezenas de motociclistas do Grupo Vieira Distribuidor. A ação acorreu em parceria com o Sesc-Saúde e a equipe de promoção da saúde da secretaria municipal.

A roda de conversa foi iniciada com uma explanação sobre o Plano de Segurança Viária para os Motociclistas, voltado, especificamente, para a cidade de Arapiraca. Foram apresentados para os trabalhadores os riscos e os fatores que influenciam diariamente na vida de todos aqueles que possuem a motocicleta como principal veículo de locomoção.


 
A analista de trânsito do Detran/AL, Edira Soares, responsável por comandar a conversa com os motociclistas, ressaltou durante sua apresentação o elemento essencial para um trânsito mais seguro: a educação.

"A educação é a ponte principal para termos um trânsito de melhor qualidade, sem as tragédias, os acidentes. É preciso sempre ter o respeito pelo outro para evitar algo que possa ser tão prejudicial. Ter o cuidado ao fazer uma ultrapassagem, respeitar a proibição de utilizar o celular no momento em que está dirigindo, observar sempre os limites de velocidade e respeitar as regras de trânsito como um todo, pensando sempre que são vidas que podem ser tiradas com a falta de educação no trânsito" explicou Edira.

Para o motociclista José Gilmar da Silva, 43 anos, a maior forma de ter uma vida saudável no trânsito é evitar se envolver em acidentes, com a consciência que cada condutor deve ter a preocupação por todos os motoristas que estão envolvidos, incluindo também os pedestres.

"A questão do trânsito é muito delicada, principalmente para quem lida com a motocicleta. Temos que ter a educação, conhecer as regras, ter a nossa responsabilidade e se preocupar com o outro. O trânsito é imprescindível. Nós fazemos a nossa parte, e o outro também tem que fazer. O modo mais seguro é não se envolver em acidente algum. É fazer o certo para evitar os transtornos e não ter um problema maior" ressaltou José Gilmar.

Ao final da roda de conversa, kits foram distribuídos para os trabalhadores e um capacete disponibilizado pelo Detran/AL foi sorteado para os participantes.