Militares da Força Nacional deixam Alagoas para atuar nas Olimpíadas no Rio

Por Redação com G1-AL 28/06/2016 19h07 - Atualizado em 29/06/2016 10h10
Por Redação com G1-AL 28/06/2016 19h07 Atualizado em 29/06/2016 10h10
Militares da Força Nacional deixam Alagoas para atuar nas Olimpíadas no Rio
Foto: Divulgação
Mais de 100 policiais da Força Nacional (FN) que atuam em Alagoas deixarão o estado até o final desta semana para reforçar a segurança durante a Olimpíada do Rio de Janeiro, em agosto.

A informação foi confirmada ao G1 nesta terça-feira (28) pelo Ministério da Justiça (MJ). A Força Nacional auxilia na segurança do estado desde 2012, quando foi implantado o programa Brasil Mais Seguro.

Ainda segundo o MJ, o governo do estado foi avisado com antecedência a respeito da saída dos policiais. O número total de policiais deslocados e o total da tropa da Força Nacional em Alagoas não foram informados. O ministério também não disse qual a previsão para o retorno do efetivo ao estado.

Embora não haja uma confirmação oficial do número de policiais convocados para os jogos olímpicos, uma agente da Delegacia de Homicídios, especializada que tem apoio federal desde o ano passado, todos os 134 policiais da FN, incluindo dois delegados e os escrivães, já haviam deixado a função na última segunda (27).

Desde janeiro de 2015, a FN é responsável pela investigação de homicídios cometidos em Maceió, trabalhando em conjunto com a delegacia especializada na capital, além do policiamento ostensivo e perícia. Segundo o secretário de Segurança Pública de Alagoas, coronel Lima Júnior, a saída desses policiais não vai afetar os trabalhos.

“A Força Nacional é uma tropa que dá apoio à segurança em Alagoas. Ela não é fundamental para a redução dos índices de violência no estado. É um apoio importante ao que já é feito pelas polícias Militar e Civil, ao Corpo de Bombeiros e à Perícia Oficial, mas não o único fator”, afirma o secretário.

Sobre a continuidade dos trabalhos de investigação de homicídios, Lima Júnior afirma que a direção-geral da Polícia Civil planeja o que será feito.

“As investigações continuam. O diretor da Polícia Civil [delegado Paulo Cerqueira] já está reforçando a Delegacia de Homicídios. Tivemos reunião com ele, e ele vai se reunir com a equipe da especializada, que já tem 9 delegados. Vamos reforçar e vamos continuar tocando o barco”, diz o secretário.
A reunião a que o secretário se refere foi realizada na tarde desta terça (28), e contou com a participação da coordenadora da Homicídios, Rebecca Cordeiro.

Ainda segundo Lima Júnior, essa medida já era prevista. “A expectativa é que a Força Nacional volte para o estado. A saída deles era previsível, já que o Rio vai sediar um evento a nível mundial, e eles precisavam desse efetivo a mais, já que a FN é uma força do Governo Federal que vai para locais de crise”, conclui.