Escolas De Girau Do Ponciano integram festejos juninos as atividades pedagógicas

Por Assessoria 25/06/2016 10h10 - Atualizado em 25/06/2016 13h01
Por Assessoria 25/06/2016 10h10 Atualizado em 25/06/2016 13h01
Escolas De Girau Do Ponciano integram festejos juninos as atividades pedagógicas
Foto: Assessoria
 No Brasil, desde pelo menos o século XVII, no mês de junho, comemoram-se as chamadas “Festas Juninas”, que possuem esse nome por estarem associadas ao referido mês. Em Girau do Ponciano, escolas da rede pública municipal de ensino mantém a tradição viva, através do projeto memórias literárias nos festejos juninos consagram artistas, escritores e personagens que se destacam na festa mais regional do calendário nacional, o São João do nordeste.

Com total apoio do prefeito Fabinho Aurélio (PSD) e coordenação da Secretaria Municipal de Educação (SME), escolas da zona urbana e rural do município mobilizam alunos, funcionários e toda comunidade à prestigiar figuras ilustres das festas que integram o calendário junino.
 
“O mês de junho está diretamente relacionado aos trajes específicos, comidas, bebidas, fogueiras, fogos de artifício e os santos católicos. O projeto memórias literárias nos festejos juninos, desenvolvido pelo departamento pedagógico da Secretaria de Educação, sob a coordenação da diretora Geane Braga, busca ampliar esse universo e identificar elementos do cotidiano que fazem parte dessa profunda expressão cultural do povo nordestino. Também são prestadas homenagens a homens e mulheres reconhecidos nacionalmente por divulgarem nossa cultura e história” destacou o secretário de educação, Kléber de Oliveira.
 
Cada escola tem recebido a visita da secretária adjunta de educação, Vânia Nunes, que também participou do arraiá junino organizado no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). A comunidade elogia a iniciativa da gestão forte e abençoada em valorizar as tradições e raízes que, verdadeiramente, caracterizam as festas de Santo Antônio, São João e São Pedro.
 
 “As festas juninas misturam elementos típicos do interior do país, de tradições sertanejas, das culturas africana, indígena e europeia. Sendo assim, as comidas típicas, as danças, o uso de instrumentos musicais nessa época do ano refletem na preservação das tradições e respeito às diferentes culturas. Valores que devem ser transmitidos diariamente e estão sendo reforçados nesse projeto idealizado pela competente equipe que cuida da educação municipal”, ressaltou o jovem prefeito Fabinho Aurélio.
 
O projeto memórias literárias nos festejos juninos será desenvolvido até o final do corrente mês, quando diretores e coordenadores escolares se reúnem para analisar benefícios e pontos críticos do referido projeto.