Após denúncias, Central de Polícia de Arapiraca passa por reformas

Por Redação com Assessoria 20/06/2016 16h04 - Atualizado em 20/06/2016 19h07
Por Redação com Assessoria 20/06/2016 16h04 Atualizado em 20/06/2016 19h07
Após denúncias, Central de Polícia de Arapiraca passa por reformas
Foto: Ascom/ PC
Após denúncias de Agentes de Polícia Civil de Alagoas, lotados na Central de Polícia de Arapiraca, relacionadas as condições insalubres da delegacia, a Polícia Civil deu inicio, na quinta-feira (16), ao trabalho de recuperação do prédio da Central de Polícia de Arapiraca, visando melhorar as condições de trabalho dos policiais e de atendimento para a sociedade.

Por determinação do delegado-geral Paulo Cerqueira, o Núcleo de Serviços Gerais (NSG) da instituição deslocou equipe para a realização dos serviços de recuperação do sistema hidráulico, elétrico, pintura, telhado, entre outros que sejam detectados como necessários para o bom funcionamento da sede da Central.

A iniciativa se junta a outras que já possibilitaram a recuperação de delegacias nas cidades de Matriz do Camaragibe, Porto Calvo, São Sebastião, Porto Real do Colégio, São Sebastião, Atalaia, Murici, Capela, entre outras.

Na cidade de Arapiraca, a Delegacia de Homicídios foi instalada em um amplo prédio.

Em Maceió, o 1° Distrito Policial (DP) passou a funcionar em um novo prédio, e o 7° DP foi totalmente reformado e voltou a atender a população no bairro da Pitanguinha.

O delegado-geral acrescenta que o programa de recuperação alcançará outras unidades policiais. Ele já se reuniu com o setor de planejamento da Polícia Civil para definir as metas de melhorias para diversas outras unidades, conforme determina o governo Renan Filho e o secretário de Segurança, Lima Júnior. 


NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Direção da Polícia Civil reforça o compromisso que tem junto do cidadão alagoano em contribuir integradamente com a redução dos índices de violência em Alagoas, devolvendo a sensação de segurança ao povo alagoano.

Sobre os infortúnios que prejudicaram o atendimento, neste fim de semana, a PC informa que as fortes chuvas provocaram alguns problemas na sala onde funciona o plantão da Central de Polícia de Arapiraca, no entanto, os serviços no local não foram interrompidos, e os trabalhos da plantonista continuam funcionando.

Os trabalhos foram transferidos para outra sala, no mesmo prédio, e estão sendo realizados normalmente.

Em respeito ao cidadão, uma equipe do Núcleo de Serviços Gerais (NSG) da PC se desloca nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (30), para realizar todos os consertos necessários no prédio da Central de Flagrantes da cidade de Arapiraca.

Vale lembrar que desde o ano passado, o Governo do Estado vem promovendo um programa de recuperação das unidades policiais.

Dentro do programa, Arapiraca ganhou em 2015 um instrumento importante para o combate à violência com a inauguração da nova sede da Delegacia de Homicídios (DH), que passou a funcionar em um amplo prédio situado na Rua Miguel Correia de Amorim, 1196, no bairro Baixão.

As Delegacias Especializadas da Criança e Adolescente, e da Defesa da Mulher de Arapiraca fazem parte da lista de unidades policiais a serem recuperadas brevemente.

Por uma nova Alagoas e pelo fim da impunidade, os serviços chegaram também aos municípios de Murici, Matriz do Camaragibe, Porto Calvo, São Sebastião, Porto Real do Colégio e Atalaia. Interiorizando e qualificando o atendimento policial.

Em Maceió, ganhou destaque a criação de uma área de treinamento na Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), no bairro de Santa Amélia, para instrução de entradas táticas, além do retorno das atividades do 1º Distrito Policial em sua circunscrição, no Centro da capital; e melhorias nas delegacias de Acidentes, Central de Flagrantes III, Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro de Mangabeiras, e no 2º Distrito da Capital. O 7º Distrito da Capital também foi totalmente recuperado e voltou a funcionar no antigo prédio no bairro da Pitanguinha.

Além da recuperação dos prédios, a Polícia Civil de Alagoas investiu, durante o exercício financeiro de 2015, R$ 1,1 milhão na aquisição de bens e materiais permanentes que estão sendo distribuídos às suas diversas unidades. O volume de recursos aplicados foi dez vezes superior ao investido em 2014 (R$ 110,1 mil).

O investimento faz parte da política de melhoria do atendimento ao público e das condições de trabalho de seu pessoal – delegados e policiais civis, colocada em prática pelo delegado-geral Paulo Cerqueira, dentro da linha de construção de uma nova Alagoas, seguindo diretrizes definidas pelo governador Renan Filho, e pelo secretário de Segurança Pública, Lima Júnior.

Vídeo: Central de Polícia Civil de Arapiraca fica alagada e sala é interditada