Servidores do INSS de Alagoas protestam contra o fim do Ministério da Previdência

Por Ascom/Sindprev 31/05/2016 11h11 - Atualizado em 31/05/2016 14h02
Por Ascom/Sindprev 31/05/2016 11h11 Atualizado em 31/05/2016 14h02
Servidores do INSS de Alagoas protestam contra o fim do Ministério da Previdência
Foto: Ascom/Sindprev
Os servidores do INSS de Alagoas realizam uma manifestação de protesto contra o fim do Ministério da Previdência e contra o que eles consideram como sucateamento do próprio INSS. A manifestação vai acontecer a partir das 9h da manhã de hoje (31) em frente ao prédio-sedo do INSS, localizado na antiga rua da Praia, Centro de Maceió.

'Vamos denunciar um grave e alarmante plano de destruição do Ministério da Previdência Social (um dos mais antigos do Brasil) e o desmonte completo do INSS. O presidente interino Michel Temer (PMDB) quer entregar esse patrimônio público do povo brasileiro para as grandes seguradoras internacionais, enquanto que o povo pobre será relegado a segundo plano, perdendo completamente seus direitos previdenciários', diz a presidente do SINDPREV-AL, Lúcia Maria Santos.

Ainda segundo o Sindicato, a Previdência Social é o maior patrimônio dos Trabalhadores, que mantém pagamento de cerca de R$ 37 bilhões mensais, resultando em R$ 484 bilhões anuais, a mais de 33 milhões de aposentados e pensionistas. Com a MP 726, o governo transfere o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para o Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, e a Previc, o Conselho de Recursos e a Dataprev para o Ministério da Fazenda, sem uma justificativa que mantenha os direitos constitucionais dos Brasileiros.

'A intenção do governo ilegítimo de Michel Temer é rebaixar os valores do teto dos benefícios, adoção de idade mínima para as aposentadorias por tempo de contribuição, desvinculação do valor dos benefícios previdenciários do salário mínimo, desvio dos recursos da Seguridade Social para outros fins e total impulso da Previdência Complementar Privada', denuncia a sindicalista.

'Não podemos aceitar calados essa violência contra nosso direito a uma aposentadoria digna. Isto é descalabro, uma atrocidade! A Seguridade Social é uma conquista dos trabalhadores no processo da Constituinte de 1988', finaliza.