Polícia Civil esclarece providências sobre problemas neste final de semana

Por Redação com Assessoria Polícia Civil 29/05/2016 21h09 - Atualizado em 30/05/2016 00h12
Por Redação com Assessoria Polícia Civil 29/05/2016 21h09 Atualizado em 30/05/2016 00h12
Polícia Civil esclarece providências sobre problemas neste final de semana
Foto: Divulgação
A direção da Polícia Civil de Alagoas, através da assessoria de comunicação, enviou uma nota para o Portal Já É Notícia esclarecendo três matérias publicadas neste fim de semana.

A nota refere-se as seguintes manchetes: Central de Flagrantes de Arapiraca fica alagada e sala é interditada; 15 presos fogem da Delegacia de Viçosa e três deles podem ter fugido para Arapiraca; Bandidos arrombam delegacia de Jacaré dos Homens.


Confira a nota


A direção da Polícia Civil informa que as fortes chuvas provocaram alguns problemas na sala onde funciona o plantão da Central de Polícia de Arapiraca, no entanto, os serviços no local não foram interrompidos, e os trabalhos da plantonista continuam funcionando.

Os trabalhos foram transferidos para outra sala, no mesmo prédio, e estão sendo realizados normalmente.

Uma equipe do Núcleo de Serviços Gerais (NSG) da PC estará se deslocando nas primeiras da manhã desta segunda-feira (30), para realizar todos os consertos necessários no prédio da Central de Flagrantes da cidade de Arapiraca.

Desde o ano passado o governo do Estado, por meio da Polícia Civil, vem promovendo um programa de recuperação das unidades policiais.

Dentro do extenso programa, Arapiraca ganhou em 2015 um instrumento importante para o combate à violência com a inauguração da nova sede da Delegacia de Homicídios (DH), que passou a funcionar em um amplo prédio situado na Rua Miguel Correia de Amorim, 1196, no bairro Baixão. As Delegacias Especializadas da Criança e Adolescente, e da Defesa da Mulher de Arapiraca fazem parte da lista de unidades policiais a serem recuperadas brevemente.

Os serviços chegaram também aos municípios de Murici, Matriz do Camaragibe, Porto Calvo, São Sebastião, Porto Real do Colégio e Atalaia.

Em Maceió, ganhou destaque a criação de uma área de treinamento na Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), no bairro de Santa Amélia, para instrução de entradas táticas, além do retorno das atividades do 1º Distrito Policial em sua circunscrição, no Centro da capital; e melhorias nas delegacias de Acidentes, Central de Flagrantes III, Complexo de Delegacias Especializadas (Code), no bairro de Mangabeiras, e no 2º Distrito da Capital. O 7º Distrito da Capital também foi totalmente recuperado e voltou a funcionar no antigo prédio no bairro da Pitanguinha.

Além da recuperação dos prédios, a Polícia Civil de Alagoas investiu, durante o exercício financeiro de 2015, R$ 1,1 milhão na aquisição de bens e materiais permanentes que estão sendo distribuídos às suas diversas unidades. O volume de recursos aplicados foi dez vezes superior ao investido em 2014 (R$ 110,1 mil).

O investimento faz parte da política de melhoria do atendimento ao público e das condições de trabalho de seu pessoal – delegados e policiais civis, colocada em prática pelo delegado-geral Paulo Cerqueira, dentro da linha de construção de uma nova Alagoas, seguindo diretrizes definidas pelo governador Renan Filho, e pelo secretário de Segurança Pública, Lima Júnior.
Fuga da regional e furto de arma.

Em relação à fuga de 15 detentos que estavam na carceragem da Delegacia Regional de Viçosa, a PC informa que havia uma programação para transferir dez deles, o que não foi efetivado em virtude da greve dos agentes penitenciários, que só foi encerrada na manhã desse sábado. Com o fim da greve a Polícia Civil iria retomar o planejamento, no início da semana, para a transferência dos presos.

A equipe que estava de plantão na regional, assim que tomou conhecimento da fuga, deu inicio as buscas visando localizar os foragidos, já tendo conseguido recapturar três dos que fugiram. O trabalho para a prisão dos demais continua.

No Sertão, equipes da Gerência de Polícia da Região 4 (GPJ 4) e do Núcleo de Inteligência da Divisão Especial de Investigação e Capturas (Deic), da Polícia Civil, iniciaram, nas primeiras horas deste domingo, investigação e diligências para localizar e prender o responsável (ou responsáveis) pelo furto de uma metralhadora da instituição, subtraída das dependências da Delegacia do município de Jacaré dos Homens.