Manual padroniza trabalho de enfermagem da Unidade de Emergência do Agreste

Por Agência Alagoas 27/05/2016 16h04 - Atualizado em 27/05/2016 19h07
Por Agência Alagoas 27/05/2016 16h04 Atualizado em 27/05/2016 19h07
Manual padroniza trabalho de enfermagem da Unidade de Emergência do Agreste
Foto: Adalberto Custódio
A necessidade de instituir um protocolo de rotinas na área de Enfermagem fez com que profissionais que atuam na Unidade de Emergência do Agreste, em Arapiraca, elaborassem um Manual de Procedimentos de Enfermagem. A obra, editada pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal), possui mais de 200 páginas e já é considerado um “livro de cabeceira” aos mais de 500 profissionais da área que trabalham naquela unidade hospitalar, entre enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem.

O lançamento do Manual na Unidade de Emergência ocorreu no último dia 12 de maio, durante as comemorações da Semana de Enfermagem. A elaboração do Manual foi o resultado de uma soma de esforços que contaram com a contribuição de enfermeiras da unidade, professoras da Universidade Federal de Alagoas (Campus Arapiraca) e alunos da Liga Multiprofissional de Urgência e Emergência (Lamue).

O Manual de Procedimentos de Enfermagem tem como objetivo proporcionar aos acadêmicos e profissionais de saúde, subsídios para uma assistência de enfermagem de qualidade, baseada na realidade vivenciada pelos profissionais de enfermagem daquela instituição hospitalar.

“A elaboração desse trabalho durou aproximadamente um ano. Foram muitas pesquisas e troca de experiências. Cada item foi pensado, construído e fundamentado considerando as rotinas do hospital, de forma a atender as demandas de assistência existentes nesta instituição”, frisou a enfermeira Katienny Christine Alessandra da Silva, uma das autoras do manual.

Durante o processo de elaboração da obra, houve uma preocupação para que cada item e subitem fosse mais esclarecedores e necessários para o profissional de enfermagem. Desta forma, em cada cuidado ou procedimento o leitor encontrará conceitos, indicações, cuidados relacionados, profissional executante, materiais necessários e descrição de procedimentos que serão necessários para a prestação do serviço com qualidade.

Além disso, o livro traz uma abordagem ampla com aproximadamente 45 protocolos de enfermagem, além de informações de extrema relevância para o cuidado das pessoas nos mais diversos ambientes hospitalares, numa linguagem simples e objetiva.