Abin afasta risco de terrorismo durante revezamento da tocha em Alagoas

Por Redação com Gazetaweb 27/05/2016 14h02 - Atualizado em 27/05/2016 17h05
Por Redação com Gazetaweb 27/05/2016 14h02 Atualizado em 27/05/2016 17h05
Abin afasta risco de terrorismo durante revezamento da tocha em Alagoas
Foto: Eduardo Almeida
Durante o período em que a chama olímpica estiver passando por Alagoas, durante o revezamento, cerca de 1.300 homens ligados à segurança pública e aos órgãos de trânsito estarão imbuídos de fazer o monitoramento em tempo integral. Haverá uma sala de controle integrado, que vai funcionar 24 horas na sede da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) e militares das Forças Armadas vão se envolver na segurança da mesma forma. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) afastou qualquer possibilidade de risco de atentato terrorista em Alagoas.

Informações mais específicas de como será a passagem do símbolo das Olimpíadas Rio 2016 por Alagoas foram apresentadas durante entrevista coletiva, na manhã desta sexta-feira (27), em um hotel na orla de Maceió. Membros da comissão organizadora do revezamento e do controle de segurança foram os responsáveis por divulgar os dados.

A maior preocupação da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) é com relação aos problemas urbanos, como protestos, bloqueios e violência. Por isso, a agência informou que fez um levantamento de cada município e entregou às Forças Armadas. Nenhum detalhe dele foi informado. A agência pede para a população prestigiar o evento com tranquilidade, pois todas as medidas para garantir a segurança do público estarão sendo adotadas.

O representante da Abin em Alagoas, Ari Maia, assegurou que não houve qualquer registro oficial de ameaça internacional (a exemplo de terrorismo). Mas, a própria agência informou, em outra ocasião, que fez o monitoramento e analisou a vulnerabilidade de cada cidade por onde a tocha passaria.

Os responsáveis pela segurança disseram que serão utilizados 720 policiais militares, 30 civis, 60 bombeiros, 10 integrantes da Perícia Oficial e mais homens da Guarda Municipal e agentes da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) das cidades escolhidas para o percurso da chama olímpica.

Serão usadas mais de 100 câmeras de videomonitoramento, uma aeronave, haverá um 'grupo tático' para casos especiais, um delegado de plantão em cada cidade e os bombeiros ficarão atentos para qualquer ocorrência de socorro. A SMTT de Maceió informou que vai intensificar a fiscalização e usar guincho. Cerca de 30 bloqueios serão feitos com o suporte da Guarda Municipal em Maceió.