Saiba qual é a programação e o percurso da tocha olímpica em Arapiraca

Por Redação com Assessoria 24/05/2016 18h06 - Atualizado em 24/05/2016 21h09
Por Redação com Assessoria 24/05/2016 18h06 Atualizado em 24/05/2016 21h09
Saiba qual é a programação e o percurso da tocha olímpica em Arapiraca
Foto: Divulgação
Arapiraca vai viver um momento único. A passagem da Tocha Olímpica pela cidade no próximo domingo (29). Com transmissão de televisão para o país e o mundo, Arapiraca terá sua imagem vista por milhões de pessoas.

O significado da Tocha Olímpica é o que determinou a prefeita Célia Rocha, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), a interditar o trânsito do percurso principal e ruas adjacentes.

A finalidade é proporcionar segurança dos revezadores, da comitiva da Tocha e de toda a população da cidade e região que for presenciar este momento singular na vida de uma cidade, de um país.

A passagem da Tocha Olímpica tem o papel de disseminar os ideias olímpicos com mensagens de esperança para todos os povos. Como também gestos de solidariedade, fraternidade, compreensão, amizade. Tudo isso para promover a paz. A paz na cidade, no país e no mundo.

Quando há guerra entre países e povos, dá-se o cessar fogo com a presença dos Jogos Olímpicos e o percurso da Tocha Olímpica. Daí a importância absoluta a este símbolo de paz e fraternidade entre todos.

“Tudo que possamos fazer ainda é muito pouco para o que a passagem da Tocha Olímpica representará para a nossa Arapiraca. É um orgulho infinito e indescritível. Que todas as famílias se unam neste momento mágico e venham todos juntos conosco ver, aplaudir e se emocionar com este domingo que será inesquecível”, declarou Célia Rocha.

Todos os trabalhos, ações e atividades culturais, educacionais e esportivas têm a cooperação de todos os secretários municipais, que estão coordenados pela secretária municipal de Planejamento, Cícera Pinheiro, coordenadora do Comitê Olímpico Local (COL).

“Estamos planejando este momento desde o ano passado e a cooperação de todos e, principalmente, da população é que vai proporcionar esse momento belo em nossas vidas e para a história de Arapiraca em seus 92 anos de emancipação política e desenvolvimento econômico e social”, atribuiu Cícera Pinheiro.


PROGRAMAÇÃO

*A Tocha está marcada para chegar em Arapiraca por volta das 12h;

*A largada será na Praça Maria das Dores, no Jardim Esperança (antiga Cohab Velha);

*Durante o percurso, não se poderá ficar na delimitação da passagem, mas existirá pontos de parada (a serem divulgados pela organização);

*Em frente ao Ginásio João Paulo II, acontece a solenidade oficial, com palanque e presença de autoridades;

*O Ginásio servirá de ponto de apoio para os profissionais de comunicação;

*O encerramento acontece próximo ao INSS (bairro Santa Edwiges);

*Haverá pontos culturais durante o percurso (programação abaixo);

Programação Cultural

Ponto 1 - Praça Maria das Dores

⦁ Corrente humana com 1.500 estudantes
⦁ Apresentações de danças afro, da comunidade remanescente quilombola da Massaranduba
⦁ Largada do passeio ciclístico

Ponto 2 - Posto Lourinho

⦁ Corrente humana com 1.000 estudantes
⦁ Largada do passeio motociclístico
⦁ Rock Pró-Cultura

Ponto 3 - Praça Câmara Júnior

⦁ Corrente humana com 2.000 estudantes
⦁ Apresentação da Banda Fanfarra, Mário César Fontes
⦁ Aulão de Zumba

Ponto 4 - Posto Mazzaropi

⦁ Corrente humana com 300 estudantes

Ponto 5 - Largo Dom Fernando Gomes (Calçadão)

⦁ Corrente humana com 1.000 pessoas
⦁ Apresentações de Capoeira, danças Folclóricas e Regionais da Escola Claudeci Bispo
⦁ Apresentação de Coral com paródias relacionadas à Tocha Olímpica da Escola Jayme de Altavila
⦁ Apresentação de dança da Escola São Lucas

Ponto 6 - Praça Bom Conselho

⦁ Corrente humana com 700 pessoas
⦁ Apresentação da Banda de Fanfarra Avelina do Carmo

Ponto 7 - Praça Marques da Silva

⦁ Apresentações da Banda da Polícia Militar, Banda de Fanfarra do Djalma Matheus Santana, Chorinho da AAPIAR e Coral Sons e Dons e Pequenos Tons

Ponto 8 - Mercado do Artesanato

⦁ Projeto Cultura na Praça, com:Guerreiros do Mestre Elias, Folguedos da AAPIAR, Coco de Roda Balança Mais Não Cai, Destaladeiras de Fumo e do Fernandes, Coco de Roda do seu Nelson Rosa e Banda de Pífanos do Pai Alex

Ponto 9 - Expo Mandioca (Em frente ao Memorial da Mulher)

⦁ Exposição e degustação da culinária local

Ponto 10 - Rua Delmiro Gouveia (Parque Ceci Cunha I)

⦁ Corrente humana com 1.000 estudantes
⦁ Apresentação de capoeira, danças folclóricas e regionais da Escola Tibúrcio Valeriano, 31 de Março e Pedro Correia

Ponto 11 - 1ª Quadra de Areia (Parque Ceci Cunha)

⦁ Torneio de Rugby

Ponto 12 - 2ª Quadra de Areia (Parque Ceci Cunha)

⦁ Futebol de Areia Feminino

Ponto 13 - Quadra Esportiva (Parque Ceci Cunha)

⦁ Basquete de cadeirantes

Ponto 14 - Pista de Esportes Radicais

⦁ Apresentações de Patins e Skate

Ponto 15 - Ginásio Municipal João Paulo II (Cerimonia Oficial)

⦁ Coreografia com 200 pessoas – AGAPI
⦁ Apresentação de Quadrilhas Juninas

Ponto 16 - Início do Bosque das Arapiracas

⦁ Roda de Capoeira, Judô e Jiu-Jitsu

Ponto 17 - Escola de Circo

⦁ Apresentações da da Escola de Circo e artistas circenses da cidade, e apresentação de Ginástica Rítmica/Ballet (bambolê, fita, bola etc)



Revezadores

Cledson Ricardo Feitosa
Jadson Barros dos Santos
Luiz Felipe Alves Pereira
Raniery Souza Terto
José Nascimento de Lima
Paula Valescka Pelague Matos Cavalcante Leão
Regis Cledson Firmino da Silva
Teofanes Antonio Leite da Silveira
Adirlan Messias da Silva
Cleyton da Silva Lima
Dallyane Ferreira de Lima
Douglas Henrique Bezarra Santos
Elthon Alex da Silva Oliveira
Ericka Luise Schinke
Higor Rafaell Oliveira Godoi
Marcelo Santos da Silva
Maxwell Lucio Barbosa
Rubens Pessoa de Barros
Fábio Magalhães Braga
João Carlos Lopes Cardoso



Decreto por segurança e organização

A prefeita de Arapiraca determinou por meio do decreto de nº 2.457, de 19 de maio deste ano, a interdição do trânsito nas vias que compõem o trajeto do revezamento da Tocha Olímpica e dá outras providências.

O decreto destaca ainda que Arapiraca irá mostrar atrações culturais durante o percurso da Tocha para o mundo ver e par quem for assistir a este espetáculo, que será conduzido por 29 revezadores, a maioria arapiraquenses.

Desta forma, a prefeita Célia Rocha determina ações de operacionalização de tráfego que deverão ser colocadas em prática no domingo 29, para a promoção de um evento com segurança, fluidez e organização estratégica.

Sendo assim, o parágrafo único do documento estabelece que “fica autorizada a interdição do trânsito entre 5 horas da manhã até o término do evento com a restrição da circulação e estacionamento de veículos de quaisquer naturezas nas vias públicas e adjacentes que recepcionarão o trajeto da Tocha Olímpica”.

Ao todo serão dez ruas interditadas no domingo 29, conforme a trajetória da Tocha Olímpica com início pela Rua José Emídio de Lima, seguindo o percurso pelas ruas Expedicionários Brasileiros, 30 de Outubro e Largo Dom Fernando Gomes, na Concatedral.

Serão interditadas ainda as ruas Estudante José de Oliveira Leite, Fernandes Lima, Pio Matos, Manoel de Abreu, Marcelino Magalhães e Delmiro Gouveia, no Parque Ceci Cunha, onde haverá um palco com dimensões de camarote onde será feita uma celebração à Tocha Olímpica.

Em seguida, o comboio segue pelo Bosque das Arapiracas e concluirá o trajeto na Rua Manoel Francisco Cazuza, em frente ao Centro Administrativo, sede do governo municipal de Arapiraca.

O artigo 3º do decreto esclarece que os veículos que estiverem estacionados ou circulando nas áreas fechadas pela prefeitura ficarão sujeitos às medidas administrativas e penalidades descritas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

“Em todo esse percurso teremos agentes de trânsito para disciplinar e orientar a população e os visitantes que forem assistir a este momento olímpico em Arapiraca e, acima de tudo, solicitamos a compreensão e a cooperação de todos para que possamos fazer uma passagem histórica da Tocha Olímpica por Arapiraca”, pediu Ricardo Teófilo, titular da SMTT.

Feiras livres

A Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Serviços (Semics), por meio da secretária Myrka Lúcio, já determinou a mudança das feiras livres das Ruas São Paulo, no bairro Alto do Cruzeiro, e do bairro Jardim Esperança, na antiga Cohab Velha, serão antecipadas para o sábado, dia 28. Mudança estabelecida em consonância com os comerciantes e feirantes locais.

“Essa mudança se justifica em virtude da necessidade de garantirmos uma melhor mobilidade no trajeto da Tocha Olímpica com a chama sagrada das Olimpíadas irá passar e proporcionarmos conforto e segurança à nossa população”, disse Myrka Lúcio.