Fiscalização apreende carvão decorrente de desmatamento da Caatinga

Por Redação com Assessoria 18/05/2016 07h07 - Atualizado em 18/05/2016 10h10
Por Redação com Assessoria 18/05/2016 07h07 Atualizado em 18/05/2016 10h10
Fiscalização apreende carvão decorrente de desmatamento da Caatinga
Fiscais fazem trabalho de conscientização em comunidades do Sertão. - Foto: Divulgação
A Fiscalização Preventiva Integrada do São Francisco apreendeu, nesta terça-feira (17), no município de Senador Rui Palmeira, cinquenta e um sacos de carvão vegetal decorrente de desmatamento de área nativa da Caatinga.

A equipe que integra a fiscalização suspeita que o comprador do produto (atravessador) passaria no local para recolher e levá-lo para Arapiraca. "Levantamos informações de que o carvão produzido na região está sendo transportado para lá e que há muitos outros fornos como este espalhados na região", disse a coordenação do agrupamento.

Proveniente de desmatamento irregular, a lenha passa por um processo de carbonização nos fornos de carvão. "A equipe identificou em sua maioria o uso de Catingueira e Angico, que fazem parte da vegetação arbustiva nativa da Caatinga", completou o coordenador.

Segundo ele, o trabalho nos fornos é insalubre devido ao calor e fumaça gerado no local. Há também muita fuligem durante o processo de ensacamento do carvão, que é considerado um produto perigoso porque tem potencial de combustão espontânea.

"Além disso, a fumaça liberada pelo carvão vegetal na atmosfera contribui para o efeito estufa", destacou o representante da equipe integrada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto do Meio Ambiente de Alagoas (IMA) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPA).

Foi lavrado um auto de infração por depósito de lenha sem comprovação de origem e falta de licença para armazenamento. Aproximadamente 35 m3 de madeira foram apreendidos.

Em outro local, a equipe interditou uma fábrica rudimentar de tijolos, que pode servir de base para construção de mais fornos de carvão vegetal.