TRE deve atender 1.600 pessoas no último dia para resolver pendências eleitorais

Por via Gazetaweb 04/05/2016 11h11 - Atualizado em 04/05/2016 18h06
Por via Gazetaweb 04/05/2016 11h11 Atualizado em 04/05/2016 18h06
TRE deve atender 1.600 pessoas no último dia para resolver pendências eleitorais
Termina nesta quarta-feira (4) o prazo para que os eleitores possam resolver pendências junto à Justiça Eleitoral. Assim como nos outros dias dessa semana, a fila é grande na frente do Fórum Eleitoral Desembargador Moura Castro, na Avenida Fernandes Lima, em Maceió.

Segundo o coordenador de serviços gerais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Gustavo Oliveira, a presidência do órgão o atendimento com postos volantes nos principais shoppings da capital. O tempo de espera, porém, continua grande e o movimento deve se intensificar à tarde, acredita ele.

O atendimento acontece das 7h30 às 13h30 e, em média, cerca de 50 profissionais estão atuando no fórum. O coordenador acrescenta ainda que quem precisa tirar a 2ª via do título e faltou até duas eleições não precisa enfrentar fila, podendo regularizar a situação na próxima semana.

"Vamos fazer o possível para atender a demanda. Sabemos, no entanto, que é sempre assim. Os eleitores retardatários tiveram um ano e meio para resolver as pendências, mas não o fizeram", expõe Gustavo, acrescentando que a expectativa é que 1.600 pessoas passem pelo fórum hoje, o dobro do registrado nos últimos dias.

As questões a serem regularizadas até esta quarta são atualização de dados, alistamento e transferência de domicílio eleitoral. "Não há prorrogação porque o sistema é nacional e temos que concluir o processo 151 dias antes da eleição. Após esta etapa, enviamos as informações para o TSE [Tribunal Superior Eleitoral], que imprime o cadastro de votação e envia para os estados".

Idosos, analfabetos e menores de idade não precisam enfrentar a fila, já que o voto é facultativo. Entre as penalidades para quem não resolver as pendências agora, estão multa de R$ 3,50 e o impedimento de votar nas próximas eleições. Estudantes não podem fazer matrículas em universidades federais.