Secretário da Educação de Alagoas afirma que Escola Livre é 'impraticável'

Por Redação com G1-AL 02/05/2016 15h03 - Atualizado em 02/05/2016 18h06
Por Redação com G1-AL 02/05/2016 15h03 Atualizado em 02/05/2016 18h06
O secretário de estado da Educação, Luciano Barbosa, classificou como "impraticável" a execução da Lei Escola Livre, que prevê a "neutralidade" política, ideológica e religiosa no ensino, impedindo que os educadores opinem sobre determinados assuntos. A questão vem gerando polêmica desde que os deputados estaduais derrubaram o veto total do governador Renan Filho (PMDB) ao Projeto de Lei.

Em entrevista ao G1, Luciano Barbosa questionou o possível engessamento dos professores. "É impraticável. Ela (a lei) não tem a menor condição de funcionar, mesmo que eu queira, mas, no caso, eu não quero. Ela é absurda, a escola só é livre quando os professores são livres para expor seu pensamento".

Após a derrubada do veto, o texto deveria ter sido promulgado pelo governador até a última sexta (29), para que a Lei fosse publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda (2), mas isso não aconteceu.

Segundo Barbosa, Renan Filho confirmou que vai entrar na Justiça, por meio da Procuradoria-Geral do Estado (PGE), para pedir a inconstitucionalidade da matéria.

Em sua página no Facebook, Luciano Barbosa criticou abertamente o Projeto de Lei. "Ao ler os artigos atentamente, basta refletir um pouco para saber que ela é impraticável. A lei pressupõe uma sociedade onde as pessoas são insípidas. Uma sociedade sem sabor. Uma tradução infeliz da música 'Another Brick in the Wall', de Pink Floyd".

Para o secretário, a conduta proposta pelo criador da Lei, deputado Ricardo Nezinho (PMDB) é uma "ilusão". "Quem entra na sala de aula para ensinar não é um robô. É um ser humano formado não apenas pela educação formal, mas também pela vida. Cada professor carrega sobre seus ombros a herança de seu próprio passado, com suas crenças e convicções. É uma ilusão querer supor, mesmo por força de lei, que a escola adquira a assepsia pretendida. É impossível exigir esse nível de neutralidade nas pessoas".