Homenageando o trabalhador, ‘Prefeitura Com o Povo’ acontece no Centro

Por Ascom 29/04/2016 08h08 - Atualizado em 29/04/2016 11h11
Por Ascom 29/04/2016 08h08 Atualizado em 29/04/2016 11h11
Homenageando o trabalhador, ‘Prefeitura Com o Povo’ acontece no Centro
Foto: Ascom/ Arapiraca
Nesta sexta-feira (29), a partir das 8h, mais uma edição do “Prefeitura Com o Povo” será realizada em Arapiraca, desta vez na Praça Luiz Pereira Lima, atingindo pela primeira vez o bairro do Centro da cidade.

O projeto – que já esteve no Manoel Teles, Olho d’Água dos Cazuzinhas, Caititus e Jardim Esperança – tem levado inúmeros serviços de cidadania e ações socioculturais para os arapiraquenses.

Esta edição é especial, com enfoque na Semana do Trabalhador, em parcerias com o sistema S e empresas, com stands de degustação, além da presença de blogueiras de moda, maquiadoras, cabeleireiros, adoção de cachorros e gatos e ainda a palestra “Como se tornar empregável em um mundo de crise”, com Fábio Lopes, na tenda acústica.

“Esta é uma terra de gente trabalhadora! Não é à toa que o nosso município é líder na geração de empregos com carteira assinada no Brasil e o que mais o fez desde 2002, segundo dados do jornal Folha de S. Paulo. No ano passado, conforme números no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foi a 4ª cidade do País na criação de novos postos de trabalho. Graças a este povo aguerrido e empreendedor — que acorda cedo e vai à luta —, temos realmente motivos de sobra para comemorar”, diz a prefeita Célia Rocha, ressaltando o Dia do Trabalho no próximo domingo (1º).

Diversos serviços já existem em seus núcleos e, com o “Prefeitura Com o Povo”, isto pôde ser centralizado, dando mais comodidade aos moradores que precisam de assistência.

Gratuitamente, o evento disponibilizará emissão de RG e carteira de trabalho; testes rápidos de HIV/Aids, sífilis e hepatite, acolhimento e resultado do Centro de Testagem e Acolhimento (CTA); orientações sobre a Saúde da Criança com distribuição da Caderneta do Adolescente; estímulo ao aleitamento materno; orientações de prevenção de acidentes no trânsito; aferição de pressão arterial; glicemia; rodas de conversa e orientações nutricionais, sobre dengue, acerca da saúde do homem e da mulher e sobre saúde mental; uso racional de medicamentos; distribuição de preservativos; ginástica laboral; brincadeiras infantis; aconselhamento sobre drogas; e orientações sobre postura e cuidados com a coluna, entre outros.

Outras ações ocorrerão a exemplo do agendamento para o recadastramento do Bolsa Família, com a equipe do Cadastro Único (CadÚnico), informações para usuários e empresas sobre o projeto Pronatec Jovem Aprendiz, encaminhamentos do Centro de Referência em Assistência Social (Cras), recepção cultural e banda com jovens do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV); dinâmicas e contação de histórias; orientações ambientais e distribuição de mudas; e atuação de conciliação por parte da Defensoria Pública, afora outros pormenores.