Conferência Estadual de Educação começa nesta quarta em Maceió

Por Assessoria 25/09/2013 14h02
Por Assessoria 25/09/2013 14h02
Conferência Estadual de Educação começa nesta quarta em Maceió
Foto: Assessoria
A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEE) abre nesta quarta (25) a Conferência Estadual de Educação de Alagoas. O evento acontece até sexta (27) no Hotel Ritz Lagoa da Anta e contará com a presença de representantes da Educação municipal do Estado e de organizações ligadas à área. O evento tem como objetivo organizar e validar as propostas apresentadas plas conferências municipais e intermunicipais, que aconteceram de maio ao início deste mês.

Dos 102 municípios alagoanos, 98 realizaram 66 conferências municipais e 32 intermunicipais, além de elegerem 900 delegados, representantes dos mais diversos segmentos dentro da Educação – professor, aluno, pai, gestor, trabalhador, conselho municipal. Maceió e Arapiraca são os municípios que apresentaram maior número de delegados, 124 e 59, respectivamente.

Segundo a superintendente de Gestão do Sistema Estadual de Educação, Maria do Carmo Silveira, a sociedade civil organizada, conselhos municipais de educação, conselhos escolares, trabalhadores da área, gestores educacionais, educadores, pais e alunos discutirão propostas e ações dentro de temas essenciais para o desenvolvimento da área. Além disso, serão eleitos os delegados que representarão Alagoas na Conferência Nacional de Educação, que acontecerá em Brasília, em fevereiro de 2014, e reunirá 5 mil representantes de todos os estados da Federação.

“Teremos sete eixos de discussão com temas essenciais para a melhoria da Educação nos municípios, no Estado e no país. O que pretendemos é debater as propostas validadas, suprimidas ou acrescidas pelos municípios para encaminhar as decisões à plenária final do evento, que acontece no último dia”, explicou.

Os sete eixos, que serão discutidos em colóquios temáticos durante os dois dias de conferência, abordam o Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização e regulação; Educação e Diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; Educação, Trabalho e Desenvolvimento Sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; Qualidade da Educação: democratização do acesso, permanência, avaliação, condições de trabalho e aprendizagem; Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; Valorização dos Profissionais da Educação: formação, remuneração, carreira e condições de trabalho; e Financiamento da Educação, Gestão, Transparência e Controle Social dos Recursos.

Videoconferência

Na última segunda-feira (23), técnicos da SEE e representantes do Fórum Estadual Permanente de Educação (Fepeal) participarão de uma videoconferência com o Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, e representantes do Fórum Nacional de Educação (FNE) e Conselho Nacional de Educação (CNE) para alinhar questões relativas às conferências estaduais de Educação. A sessão acontecerá na Casa da Indústria e deverá representar um convite oficial aos realizadores do evento.