Polícia Federal investiga oito casos de trabalho escravo em Alagoas

Por Redação com Alagoas24horas 27/01/2016 15h03
Por Redação com Alagoas24horas 27/01/2016 15h03
Polícia Federal investiga oito casos de trabalho escravo em Alagoas
Foto: Alagoas24horas
A Polícia Federal (PF) investiga oito casos de trabalho escravo em Alagoas. Os agentes federais encontraram irregularidades em mineradoras e usinas em Joaquim Gomes, Rio Largo e União dos Palmares. Os inquéritos devem ser finalizados em até 18 meses.

Na manhã desta quarta-feira (27), o superintendente em exercício da Polícia Federal em Alagoas, delegado André Costa, declarou em entrevista coletiva que entre 20 e 50 trabalhadores são mantidos em regime análogo à escravidão em cada empresa investigada.
“Hoje, o trabalho escravo é praticado de forma dissimulada. Os trabalhadores não são trancafiados como antigamente, mas são submetidos a situações degradantes de trabalho”, disse o delegado.

As situações mais encontradas em Alagoas são locais com ausência de condições sanitárias, falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e uma jornada de trabalho não especificada. Os trabalhadores também têm documentos retidos, não são alimentados e dormem em locais inapropriados. E ainda foram registrados casos de exploração de menores de idade e indígenas.