Secretário de Estado da Educação anuncia reformas em Arapiraca e Anadia

Por Agência Alagoas 26/01/2016 15h03
Por Agência Alagoas 26/01/2016 15h03
Secretário de Estado da Educação anuncia reformas em Arapiraca e Anadia
Secretário Luciano Barbosa durante visitas a ginásio e escola nos municípios de Arapiraca e Anadia - Foto: Valdir Rocha
O secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa, anunciou na segunda-feira (25) a reforma de dois importantes espaços da rede pública estadual no interior de Alagoas: o Ginásio Deputado José Lúcio de Melo, popularmente conhecido como o ginásio da Escola Estadual Quintella Cavalcanti, em Arapiraca, e a Escola Estadual Rui Barbosa, em Anadia. A informação foi divulgada durante visita de Barbosa a estes dois municípios e que contaram também com a presença das gerentes da 5ª e 2ª Gerências Regionais de Educação (Gere), Wilany Felix e Fabiana Rocha, e do prefeito de Anadia, Paulo Dâmaso.

Em Arapiraca, Barbosa se reuniu com professores de Educação Física da 5ª Gere e visitou as dependências do Ginásio Deputado José Lúcio de Melo que, desde a sua inauguração, em 1981, nunca foi reformado. Atualmente, o espaço é usado por nove escolas da rede estadual de Arapiraca.

Na reunião, foi decidido que o ginásio terá sua administração repassada para a Escola Estadual Quintella Cavalcanti, o que não impedirá o mesmo de ser utilizado por outras unidades de ensino. Paralelamente, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promove a construção de quadras nas escolas Izaura Antônia de Lisboa, Padre Jefferson, Pedro Reis e Arthur Ramos, de Arapiraca; Deputado Gilvan Barros, de Girau do Ponciano, Maria Avelina do Carmo, em Traipu, e o novo colégio militar em construção em Arapiraca. Também existe a intenção de se criar uma praça esportiva no entorno das escolas Izaura de Lisboa, Quintella Cavalcanti e Pedro Reis.

“Na ocasião, explicamos aos professores que, para realizarmos a reforma que o espaço requer, era necessário repassar o ginásio para a Escola Quintella Cavalcanti”, disse Barbosa.

Anadia

Em Anadia, Barbosa visitou a Escola Estadual Rui Barbosa, a única da rede estadual no município. Com 76 anos de existência, a escola está há muitos anos sem receber reparos, o que afetou a sua estrutura elétrica e hidráulica.

“Tão logo a reforma da sede da 2ª Gere, em São Miguel dos Campos, seja concluída, enviaremos para cá uma equipe para executar os serviços necessários à escola”, adiantou Barbosa.

Compromisso

O secretário também elogiou o comprometimento dos gestores em relação às questões da Educação. “Por onde tenho passado, vejo muito gestores comprometidos com o bem-estar de sua comunidade. A Seduc está reformando unidades que há quase 40 anos não recebiam um reparo”, observou o secretário.

As duas gerentes regionais de Educação também comentaram a iniciativa. “Este ginásio é muito importante para a prática do desporto escolar de Arapiraca e, agora, junta-se às obras das sete quadras em construção em nossa região”, avalia Wilany Felix. “A comunidade de Anadia aguardou por quase dez anos por esta reforma e agora recebe esta excelente notícia”, completou Fabiana.