Agricultores familiares divulgam produtos na 1ª Expo Frutas

Por Assessoria 30/11/2015 10h10
Por Assessoria 30/11/2015 10h10
Agricultores familiares divulgam produtos na 1ª Expo Frutas
Foto: Ascom/ Arapiraca
Neste domingo (29), o município de Arapiraca foi sede de dois importantes eventos para o fortalecimento da agricultura familiar – a I Expo Frutas e o II Festival do Abacaxi. Os eventos foram simultâneos, ocorreram na comunidade de Poção, zona rural da cidade, e tiveram em sua programação diversas atividades, como oficinas, palestras e a exposição de produtos.

Com apresentação das inovações técnicas e as melhores práticas voltadas para o incremento da fruticultura alagoana, a Prefeitura de Arapiraca e o Governo do Estado deram total apoio aos eventos.

Além disso, a I Expo Frutas e o II Festival do Abacaxi têm o apoio do Programa de Arranjos Produtivos Locais (PAPL), conduzido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) e Sebrae/AL, com apoio da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri).

De acordo com a gestora do APL Fruticultura do Agreste, Rosete Alves, o Festival do Abacaxi teve a participação de 150 famílias de agricultores familiares dedicadas à cultura nos municípios de Arapiraca, Taquarana, Limoeiro de Anadia e Coité do Nóia.

A abertura do evento contou com a presença da prefeita Célia Rocha, que durante seu discurso destacou o apoio do governo estadual e reafirmou seu compromisso com os produtores rurais. Ela também lembrou que o município tem dado um passo importante para sair da crise.


“Estamos trabalhando para que Arapiraca continue avançando. Onde tem tanta gente boa, a agricultura pode avançar. Para isso, precisamos continuar com esse processo de entendimento e união. Só assim nossa economia será alavancada. Quero parabenizar a Judite e a todos que organizaram esse grande evento. A prefeitura ajudará no que precisarem”, falou.

A solenidade de abertura contou ainda com a presença do secretário estadual Álvaro Vasconcelos, o superintendente da Conab em Alagoas, Eliezer José Rego, o secretário municipal de agricultura, Rui Palmeira, o diretor do Sebrae, Aristides Bezerra, diretor da Fetag, Genivaldo Oliveira, o superintendente do Ministério da Agricultura, Alaí Correia, o presidente da Unicofs, João dos Santos, além de técnicos e representantes de entidades do campo, secretários municipais da região e outras autoridades.


A secretária da Associação dos Produtores de Abacaxi do Agreste de Alagoas, Michele Martins, agradeceu o apoio recebido na realização do evento e entregou placas de homenagem as autoridades.

“São vocês que ajudam a engrandecer toda essa produção e garantem mais renda para essas famílias que enfrentam sol todos os dias para garantir uma vida com mais tranquilidade. Fico muito feliz em saber que tantos produtores estão sobrevivendo do abacaxi. Agradecimento especial à prefeita Célia Rocha que não mediu esforços para que o festival fosse realizado”, disse Martins.



O secretário Alvaro Vasconcelos destacou a união do governo estadual com a administração municipal. Segundo ele, a parceria vai beneficiar milhares de famílias em todas as áreas, principalmente as que trabalham com a agricultura familiar.

“Queremos a cada dia uma agricultura mais próspera. Juntos, vamos aplicar melhorias na agricultura familiar. Esse festival e essa exposição mostram o compromisso do governador Renan Filho em fortalecer ainda mais a produção rural na região Agreste”, colocou.