Prefeitura entrega mais 300 cadeiras de rodas à população

Por Assessoria 27/11/2015 20h08
Por Assessoria 27/11/2015 20h08
Prefeitura entrega mais 300 cadeiras de rodas à população
Foto: Assessoria
Se não se pode andar com os próprios pés, que o nosso destino seja conduzido pelas nossas mãos. E foi assim que o estudante Rafael Rodrigues da Silva, 21, se sentiu ao colocar as palmas das mãos em sua nova cadeira de rodas: encorajado para enfrentar os desafios diários.

O jovem – que sonha em cursar a faculdade de Educação Física para ajudar pessoas como ele, que não têm a mobilidade das pernas – foi um dos agraciados pelo projeto encabeçado pela prefeita Célia Rocha. Nesta sexta-feira (27), a gestora entregou 300 cadeiras de rodas à população arapiraquense.

“A gente não quer os louros, não quer manchetes de jornais. Queremos as pessoas felizes e bem cuidadas; nosso compromisso é este. Quanto às cadeiras, estas são 300 de um total de mil que serão entregues a quem mais precisa. Estamos melhorando a mobilidade urbana e muita coisa ainda será feita”, diz Célia Rocha.


Emocionada, a dona de casa Iraneide Alexandre da Silva, mãe de Rafael, agradeceu à prefeita. As lágrimas percorrendo sua face demonstravam o árduo caminho percorrido até ali. Seu filho recebeu o aparato por meio de cadastro na Associação dos Deficientes Físicos e Mentais de Arapiraca (Adfima).

A instituição recebeu 30 delas. “É um momento de muita felicidade para nós que sempre almejamos o melhor para os nossos usuários e a Célia tem essa sensibilidade de colocar as pessoas na frente de qualquer coisa, cuidando realmente de todos”, pontua.

Além da Adfima, receberam cadeiras também a Associação Pestalozzi de Arapiraca, Apae, Complexo Multidisciplinar Tarcizo Freire e Espaço Trate – Autismo, afora as encaminhadas aos Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) que as levarão para as unidades de saúde do município.


Acessibilidade

Para o assistente administrativo Antônio Marcos Santos, de 36 anos, a luta é diária por melhores condições. “Arapiraca mudou muito nos últimos três anos, no tocante à acessibilidade. Sabemos que há obstáculos arquitetônicos pela cidade, mas vejo a Prefeitura trabalhando para limar essas barreiras. O nosso obrigado à Célia por garantir o nosso direito de ir e vir”, reforça ele, que desde os 12 anos é paralítico devido a um erro médico e também recebeu uma cadeira nova.

Durante o evento, o secretário Municipal de Saúde (SMS), Ubiratan Pedrosa, frisou que nunca se fez tanto pelas pessoas com necessidades especiais como agora, mesmo em meio à crise que o país inteiro tem vivenciado.

O reflexo disso, na ótica da coordenadora da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência em Arapiraca, Amanda Bertoldo, é o engajamento, o trabalho conjunto, agregando serviços e fortalecendo a assistência. A vereadora Gilvânia Barros corroborou dizendo que uma sociedade justa só se faz com o empenho de todas as partes.

No local da entrega dos 300 equipamentos de locomoção, havia diversos stands das instituições envolvidas.

Em linda performance agregando canto e Libras, o coral Crianças Iguais, da Escola de Ensino Fundamental Crispiniano Ferreira de Brito, emocionou a todos. Ao final, o DJ Felipe - Cara de Sorte, também com necessidades especiais, brindou o público com sua música.