Editora da Ufal expõe mais de 5 mil títulos na 7ª Bienal de Alagoas

Por Ascom/ Ufal 26/11/2015 18h06
Por Ascom/ Ufal 26/11/2015 18h06
Editora da Ufal expõe mais de 5 mil títulos na 7ª Bienal de Alagoas
Foto: Ascom/Ufal
Um oásis da produção científica brasileira tem lugar marcado na 7ª Bienal: a Editora da Universidade Federal de Alagoas (Edufal). Nas prateleiras, cinco mil títulos com os mais recentes trabalhos acadêmicos locais e nacionais. O estoque tem publicações da Edufal e das principais editoras do País – trezentas ao todo.

De acordo com a gerente da Edufal, Diva Lessa, a “mudança” temporária para o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso é uma forma de aproximar a população alagoana da academia. “Nós procuramos trazer os pesquisadores e suas obras para a Bienal, por ser um evento realizado pela nossa editora e por ser totalmente aberto à sociedade alagoana. Nosso objetivo é tornar as pesquisas mais acessíveis ao público em geral”, destacou.

Para que a ciência chegue cada vez mais perto dos alagoanos, a Edufal também oferta livros de trezentas editoras nacionais – a maioria de universidades públicas, como Edufscar, Unicamp e Unesp. Segundo Diva Lessa, a presença na Bienal aumenta em 80% o número de vendas, facilitado também pelos descontos oferecidos durante os dez dias de evento.

“Todas as obras da Edufal estão com 20% de desconto e as de outras editoras, com 10%. Em geral, os títulos mais procurados abordam assuntos de Sociologia, Educação e História”, revelou a gerente da editora. Entre as obras de maiores destaques estão Formação Histórica de Alagoas, de Cícero Péricles de Carvalho, e Nise da Silveira – caminhos de uma psiquiatra rebelde, de Luiz Carlos de Mello.

A professora universitária Eliane Leitão, em visita à Bienal, conferiu as novidades da editora e avaliou a sua importância no contexto regional. “O estande está bem representado em termos de produção, em todas as áreas do conhecimento. Ele também representa um espaço mais amplo para a divulgação do que é feito na academia”, observou.
Café Cantinho das Ideias

O estande da Edufal conta, ainda, com um anexo que tem feito sucesso na Bienal: o Café Cantinho das Ideias. O espaço é dedicado aos lançamentos da editora – mais de 100 – e reúne, todas as noites, intelectuais alagoanos interessados nas recentes publicações dos pesquisadores da Universidade Federal de Alagoas.

Para tornar o momento ainda mais especial, a editora tem a parceria do Café Três Corações, presente em todas as noites de autógrafo. Uma delícia!