Hemoal tem número de bolsas abaixo do considerado ideal

Por Redação com Gazetaweb 26/11/2015 18h06
Por Redação com Gazetaweb 26/11/2015 18h06
Hemoal tem número de bolsas abaixo do considerado ideal
Foto: Divulgação
O estoque do Hemocentro de Alagoas (Hemoal) segue com menos da metade do considerado ideal. É o que informa a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), que tem intensificado a campanha de doação de sangue na Semana Nacional do Doador, convidando a população a abraçar a meta de se armazenar 300 bolsas de sangue diariamente, já que o estoque atual é de 120.

De acordo com a assessoria de comunicação da Sesau, entre as bolsas mais escassas estão as do tipo A Negativo (2 bolsas) e O Negativo (3). Já os tipos B Negativo e AB Negativo não possuem nenhuma bolsa disponível. Além estas, o estoque conta com 10 bolsas do tipo sanguíneo A Positivo, 6 do B Positivo, 8 do AB Positivo, e 91 de O Positivo.

A Semana Nacional do Doador teve início na segunda-feira (23) e segue até o próximo sábado (28). “Com a campanha, conseguimos otimizar nossos trabalhos, premiando os doadores. Esperamos, portanto, que a população atenda ao chamado e salve vidas”, informou a assessoria.

Os doadores podem se deslocar às unidades do Hemoal, no Trapiche da Barra (segunda à sexta, das 7h às 18h, e das 8h às 12h aos sábados) e no Farol (segunda à sexta, das 7h30 às 11h30), além de em Arapiraca (das 8h às 12h e das 14h às 18h, de segunda à sexta-feira).

Requisitos para a doação


- Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam estar acompanhados de pai, mãe ou representante legal)
- Pesar no mínimo 50kg
- Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas).
- Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação).
- Apresentar documento original com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social).