Campus da Ufal no Sertão promove 1º Seminário sobre Ensino e Linguagem

Por Ascom/Ufal 25/11/2015 18h06
Por Ascom/Ufal 25/11/2015 18h06
Campus da Ufal no Sertão promove 1º Seminário sobre Ensino e Linguagem
Foto: Ascom/Ufal
O 1º Seminário sobre Ensino e Linguagem (SEL) acontecerá pela primeira vez na próxima sexta-feira (27), no Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia.

O seminário nasceu do interesse em discutir questões relacionadas à docência e ao uso da linguagem em todas as suas facetas e tem como tema os Gêneros discursivos e os multiletramentos no cotidiano da prática escolar. As inscrições estão abertas e podem ser feitas por meio do site.

A organização do evento está a cargo do subprojeto do Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (Pibid), do curso de Letras, da unidade de ensino, coordenado pelo professor Thiago Trindade Matias e reúne vários profissionais da área da Linguagem, como Jacinto dos Santos, da Universidade de Pernambuco, Marcos Sobral, da Universidade Federal de Alagoas e Thais Ranieri, da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

O SEL busca contemplar propostas de ensino pensadas a partir da perspectiva dos multiletramentos. Dentre as atividades que compõem o evento, estão: mesas-redondas, oficinas e apresentações culturais, que têm por objetivo levar aos graduandos e professores da educação básica do sertão alagoano uma nova experiência em competência comunicativa e do uso das linguagens nas várias esferas da atividade humana.

Oficinas e mesas-redondas variadas

As oficinas buscam abordar temas cotidianos que geram polêmica em nossa sociedade, como a oficina Contemporaneidade e gêneros discursivos ‘abertos’ a insurgências: por uma noção de Letramento Queer, que discute a tensão cultural em relação às identidades de gênero e sexualidade.

Com temática moderna, é possível se inscrever para as que falam sobre Games interdisciplinares: uma ‘cidade interativa’ no contexto escolar ou Jogos digitais: uma abordagem pedagógica a partir do game literário 'O Cortiço', onde serão debatidos o avanço das tecnologias e sua influência no ambiente escolar, tal como a inclusão delas dentro da sala de aula.

Já com relação às mesas-redondas, será possível discutir sobre os Gêneros orais no contexto escolar: pensando possibilidades a partir do debate regrado e Cinema de ver? Não, Senhor! Fazer cinema na escola – contribuições do Projeto Inventar com a diferença no sertão alagoano.