Estado aperta o cerco a ferros-velhos para inibir ação de ‘desmanches’

Por Redação com Alagoas 24 horas 25/11/2015 16h04
Por Redação com Alagoas 24 horas 25/11/2015 16h04
Estado aperta o cerco a ferros-velhos para inibir ação de ‘desmanches’
Foto: Jobison Barros
Os órgãos de segurança e o Detran de Alagoas fecham o cerco para combater um dos crimes que afeta diretamente os proprietários de veículos, o roubo de carros destinados para desmanche de peças, e realizam o cadastramento e regulamentação das lojas de remanufaturamento de peças no Estado, os conhecidos ferros-velhos.

De acordo com José Williams, superintendente operacional do Detran, o Estado não tem o número de quantas lojas tem, o que favorece a prática criminosa, que é o roubo e desmanche de veículos.

“A proposta é estabelecer uma série de regras que possibilite um acompanhamento de quais veículos e peças estão nestas lojas, para que assim possamos ter um controle e segurança da nossa economia”, assegurou o superitendente.

As regras são estabelecidas com base em uma Lei Federal que regula e disciplina a atividade de desmanche de veículos, sancionada em maio do ano passado. De acordo com Williams, mesmo assim a lei só poderia vigorar após a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que assim o fez em maio deste ano.

O superintendente garante ainda que o estado de São Paulo já tinha uma regulamentação própria para o remanufaturamento das peças usadas de veículos e que em Alagoas a lei já deveria estar vigorando, mas por não haver um número oficial de ‘ferros-velhos’.

De acordo com ele, além do Detran estão mobilizados as polícias Civil e Militar, Sefaz e outros órgãos que realizaram um levantamento e cadastramento das lojas de remanufaturamento que vai até o dia 30 e “no dia 9 realizaremos uma reunião com os proprietários para que tenham conhecimento sobre os procedimentos”.