Homossexuais discutem direitos e melhorias de políticas públicas

Por Assessoria 25/11/2015 09h09
Por Assessoria 25/11/2015 09h09
Homossexuais discutem direitos e melhorias de políticas públicas
Foto: Ascom/ Arapiraca
Ser homossexual, hoje, não mais é motivo para se esconder – nem atrás do armário tampouco de seus compromissos como ser social. Assumir-se é lutar contra o preconceito, afinal, todos nós temos direitos iguais. E isto se estende para todas as categorias.

Pensando neste tópico, foi realizada em Arapiraca a III Conferência Regional LGBT Agreste, com presença de especialistas e representantes de grupos gays do estado de Alagoas.

O encontro ocorreu nesta terça-feira (24), no auditório da Casa da Cultura, bairro do Centro. O tema central foi “Por uma Alagoas livre da violência contra a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”.

Com o apoio das secretarias Municipais de Assistência Social (Semas) e de Saúde (SMS) e da Secretaria de Estado da Mulher e dos Diretos Humanos, além do Conselho Estadual LGBT e grupo SOHMOS GLBT Arapiraca, o evento traçou uma panorama do que vem acontecendo nos últimos anos em favor dos homossexuais.

“Além dos avanços – como o direito adquirido a consumar união homoafetiva em cartório –, temos que batalhar por mais políticas públicas para a classe LGBT, a fim de que o preconceito cesse e a criminalização da homofobia seja uma realidade. Isto se dá através da interação entre sociedade civil e governo, algo muito importante”, pontua o presidente do SOHMOS, Sebastião Farias.

Estiveram presentes o secretário-adjunto Municipal de Cultura e Turismo (Sectur), José Ailton Cavalcante Júnior, o Jr. Balla; representantes da Semas e da Secretaria Municipal de Agricultura; a ativista do movimento lésbico em Maceió e integrante do grupo Dandara, Maria Santos; militante LGBT de Piranhas-AL, Lucas Vinícius; presidente do GLAD, grupo gay de Delmiro Gouveia-AL, Ana Moura; e a superintendente de Políticas para os Direitos Humanos e a Igualdade Racial, Ana Omena.

Para ela, “estas conferências são espaços de consulta popular para que a população LGBT colabore na construção de políticas públicas para a melhoria de sua cidadania. Além disso, o evento reafirma a parceria entre Estado e a sociedade, como compromisso fundamental para a organização e sucesso desse movimento”.


Ainda houve uma exposição e venda de artesanatos do artista José Nunes, na entrada do auditório, além de distribuição de preservativos conscientizando a prevenção de DST/Aids.

No mês passado, houve a 9ª Parada Gay na cidade, a relativizar e conscientizar a sociedade no tocante à homossexualidade, ensejando o não preconceito.