3°BPM se apresenta em desfile cívico da Independência do Brasil

Por Assessoria 07/09/2013 11h11
Por Assessoria 07/09/2013 11h11
3°BPM se apresenta em desfile cívico da Independência do Brasil
Homenagem dos militares ao Soldado Fábio Lins - Foto: Ascom 3°BPM
O 3°Batalhão de Polícia Militar de Alagoas desfilou na manhã deste sábado (07), no Centro de Arapiraca, em comemoração ao 191º aniversário da Independência da República Federativa do Brasil.

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, para o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Estado e do Município por autoridades civis e militares, e a revista da tropa pelo comandante do 3° Batalhão, tenente coronel Wellington Bittencourt, e pela prefeita de Arapiraca, Célia Rocha, foi iniciado o tradicional desfile cívico-militar.

Entre os pelotões do 3° Batalhão, a Banda de Música foi a primeira a tomar a Avenida Rio Branco. Sob a regência do sargento Carlos, mestre de música, cerca de 20 músicos empolgaram os arapiraquenses que prestigiaram o evento solene, executando, dentre outros, o Hino da Independência, o dobrado tradicional “Batista de Melo” e o Hino “Cisne Branco”.

Dando sequência ao desfile, marcharam pela avenida os policiais do Pelotão Administrativo, Pelotão de Operações Policiais Especiais (Pelopes) e Pelotão de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (Rocam). Sob o comando do capitão James Vital, a tropa demostrou muita honra e vibração, fazendo valer o sentimento de patriotismo e arrancando aplausos do público presente.

Durante a passagem da Rocam, os militares emocionaram a população com mais uma homenagem ao soldado Fábio Lins Paes Barreto, policial militar que sofreu um grave acidente de moto no dia 16 de janeiro deste ano, durante uma perseguição a dois indivíduos no bairro Zélia Barbosa Rocha, na cidade de Arapiraca, e que faleceu após passar 82 horas internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Unidade de Emergência (UE) do Agreste.

Após a apresentação dos policiais militares, a avenida deu espaço aos alunos do projeto Pelotão Mirim. Este projeto foi criado em 5 de abril de 2010 e é fruto de uma parceria entre a Polícia Militar e a Prefeitura Municipal de Arapiraca.

Durante o desfile, apresentaram-se também as tropas do Tiro de Guerra, Corpo de Bombeiros Militar, Bombeiro Mirim, Grupo de Escoteiros Marechal João Batista Mascarenhas de Moraes, Ação Paramaçônica Juvenil (APJ), Associação dos Aposentados e Pensionistas de Arapiraca.

Como parte educacional, desfilaram pelo 7 de Setembro os alunos das escolas Pontes de Miranda, Escola Maçônica, José Pereira Sobrinho, Hugo Lima, Domingos Lopes, 31 de Março, Pedro Suruagy e Djalma Matheus Santana, das redes municipal e estadual de ensino.